Trufas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os cães trufeiros
Procurar trufas é como ir procurar um tesouro. Para desenterrar o "diamante negro", o melhor utensílio é o faro do cão que, em troca de uma guloseima ou de uma carícia, terá a maior satisfação em descobrir a localização do precioso fungo.

trufa2.jpg (14412 bytes)POR QUE O CÃO?
A trufa, um cogumelo aromático que se desenvolve sob o solo e que é muito apreciado por todos osgourmets, é um alimento altamente rentável em alguns países da Europa, onde se utilizam os cães e os porcos na sua busca. Na realidade, só os animais são capazes de detectar o muito particular aroma do cogumelo quando ele está maduro e que tem cheiro e sabor exepcional.
Mas cavar a trufeira depressa a destrói, pois durante essa operação as raízes e o micélio do cogumelo são muito danificados.Por outro lado, a utilização do porco, que adora esses cogumelos, pode implicar na perda parcial da colheita. Assim, há vinte anos que os sindicatos e as associações de truficultores fazem uma campanha de informação para a utilização exclusiva do cão, que tem tido bastante sucesso.
É extremamente fácil treinar um cão na busca de trufas, desde que tenha faro, memória e seja um pouco guloso,qualidades estas que a maior parte dos representantes da espécie canina tem.
O treinamento baseia-se no condicionamento. Passados dois ou três dias, ele já associa com rapidez o cheiro da trufa ao da guloseima que lhe é dada em te compensa; os menos dotados demoram de duas a três semanas para aprender.
Indica-se iniciar o ção na busca de trufas aos cinco ou seis meses. O trino não deverão durarmais de vinte minutos. Na primeira fase, o importante é ensinar o cão a escavar o terreno. Para isso, enterra-se na véspera (de preferência com luvas), a dois centímetros de profundidade, pedacos de queijo ou de qualquer outra comida que o animal goste muito (exceto açúcar ou chocolate), marcando discretamente o local. Se o cão tiver bom faro, ele vai localizar o alimento num impulso natural,começando a cavar para colocar a descoberto o petisco.
Mas não deixe que ele se atire sobre a isca como um glutão. Deve ter paciência: escave também o solo com ele, e no final, ofereça-lhe a guloseima.
Segundo passo, enterre junto com o chamariz, um pedaço de trufa fresca e bem madura (a congelada tem menos perfume e se desfaz rapidamente na terra).
Para o cão, a aprendizagem da busca detrutas começa pela localização do lugar em que o seu dono enterrou uma truta sem se esquecer de lhe associar uma guloseima. Pouco tempo será preciso para o animal adquirir esse reflexo e conservá-lo mesmo quando o cogumelo já não for sinônimo de recompensa. |
Quando o cão colocá-los a descoberto, retire a trufa e o queijo; guarde a trufa e dê-lhe o queijo.
Última etapa: enterre só o pedaçode trufa. Se o cão tiver boa memória, fixará o lugar. Agora para manter o reflexo, é necessário recompensá-lo, todas as vezes, com um pedaço de queijo. Um cão trufeiro nunca esquece e não é preciso treiná-lo novamente na temporada seguinte.
AS REGRAS DO JOGO
Para o cão, em todo o caso, mesmo supondo que esteja interessado na isca, procurar trufas significa, acima de tudo, ir passear e manteruma relação com o seu dono. Existem até mesmo animais que trabalham sem receber nada em troca, só pelo gosto de sai de casa e passear, significando então que ele não esta condiçionado a ordem de busca. Deve-se felicitá-lo sempre, com muitos carinhos e palavras de encorajamento, pois a amizade que une os dois cúmplices em que o homem e o seu cão se transformam é mais eficaz do que a recompensaem si.
Procurar trufas deve-se transformar numa brincadeira. Por isso, o melhor é alternar o trabalho, durante o qual o cão faz um grande esforço, com momentos de descanso. Pela mesma razão, não se deve percorrer a trufeira de ponta a ponta.
Agora, nem sempre o cão escava, às vezes só esfrega o nariz, principalmente quando a terra se cola nas suas patas, por isto o dono deve ficar bem...
tracking img