Coco verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo buscar uma solução para os problemas ambientais trazidos pelo descarte indevido do coco verde, que acabou se tornando um dos grandes responsáveis pelo aumento da poluição e aumento nos custos do lixo para o município do Guarujá – SP.
O coco é originário do sudeste asiático, e foi trazido ao Brasil pelos portugueses em 1553 ainda durante o período decolonização, após cair no gosto popular o coco puxou a fruticultura nacional devido as grandes quantidades de vendas, tanto no mercado interno quanto no externo.
Conhecida por suas belezas naturais, pelas praias e paisagens sofisticadas, Guarujá atrai milhares de turistas por ano. O município tem o turismo como uma de suas principais geração de renda, e com isso o aumento do consumo do coco verdee consequentemente o aumento do descarte indevido. O Guarujá não possui coleta seletiva para o coco, já que este é considerado resíduo orgânico e não sólido, o coco é recolhido das ruas e descartado no aterro sanitário junto ao lixo comum gerado pelo município, mas essa pratica é prejudicial ao meio ambiente pois o coco acaba por diminuir a vida útil do aterro, além de trazer outros problemas desaúde por se tornar foco de doenças quando o descarte é feito de forma indevida.
Esse projeto busca viabilizar a criação de uma cooperativa de beneficiamento da casca do coco verde, com o reaproveitamento das cascas pode – se gerar outros produtos entre eles o pó e a fibra, que serão utilizados como substrato agrícola e matéria prima para manufatura de artesanatos gerando renda para o município,reduzindo os custos com lixo e principalmente contribuindo com a preservação ambiental.

A origem do coco verde

O coco veio do Sudeste da Ásia, ele veio para o Brasil em 1553 através da Bahia, logo no início da colonização portuguesa. Depois de cair nas graças dos brasileiros o coco virou a menina dos olhos da fruticultura, pois a venda interna e externa é muito grande. O Brasil é o únicolugar do mundo onde o coco é utilizado como fruta, empregado na produção de comidas doce e salgada. Enquanto que nos outros países o coco é utilizado para a extração de óleo. Ele é muito importante, pois pode ser considerado um repositor energético, pode chegar a substituir a carne, o ovo, o queijo, o leite e o seu uso diversificado na medicina.
Então come-se a polpa, toma-se a água, mas a casca éindevidamente descartada o que gera um enorme impacto ambiental. A casca leva aproximadamente 12 anos para se decompor ele é um resíduo pesado que ocupa espaço nas latas de lixo, nos caminhões e principalmente nos aterros sendo também um excelente hospedeiro para os ovos do mosquito transmissor de doenças, quando vazio.

Tabela 1.

calorias 589,80 kcal 38,60 kcal
Água14,00 g 90,80 g
carboidratos 27,80 g 7,00 g
Proteínas 5,70 g 0,40 g
Lipídios 50,50 g 1,00 g
Cinzas 2,00 g 0,80 g
Fonte: As frutas na medicina natural.
Tabela 2.

Fósforo 191,00 mg 10,00 mg
Cálcio 43,00 mg 20,00 mg
Ferro 3,60 mg -------------Magnésio 9,00 mg --------------
Enxofre 13,00 mg -------------
Fonte: As frutas na medicina natural.

Crescimento da Poluição no Guarujá

Nos últimos anos a poluição vem crescendo nos litorais brasileiros muito em pro do resíduo gerado através do coco verde, a praia de pitangueiras localizada no município do Guarujá ficou colocada no terceiro lugar daspraias mais sujas de todo o litoral brasileiro. Foram cinco toneladas de lixo só em pitangueiras, e a cada ano que passa a tendência é piorar com o crescimento do turismo que consequentemente aumenta a quantidade do lixo e o consumo do coco também sobe. No verão ou em temporada a quantidade de lixo é bem maior do que nos dias normais.
Na hora de recolher os lixos recicláveis na praia do Guarujá70%...
tracking img