Teoria dos erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Laboratório de Física |
Elaboração de um Relatório Técnico
Professor Marcelino
1 - Introdução
Um dos objetivos de ensino de uma disciplina experimental introdutória é ensinar a redigir relatórios segundo a ABNT, relatório é um documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigações de pesquisa e desenvolvimento ou descreve a situação de uma questão técnica.Deve apresentar, sistematicamente, informações suficientes para um leitor qualificado, traçar conclusões. A elaboração de relatórios é um procedimento bastante corriqueiro durante o exercício de qualquer profissão técnico-científica e, em certos casos, esta habilidade chega a ser usada como uma medida de capacidade profissional. Ser um bom profissional envolve também saber transmitir a outros osresultados de um trabalho. Um bom relatório deve ser curto, de linguagem correta e não prolixo ou ambíguo. As idéias devem ser expressas de maneira clara, concisa e em bom estilo de linguagem.
Assim, a correta elaboração de relatórios é um dos objetivos de ensino desta apostila. Espera-se que, aos poucos, cada um dos alunos adquira a habilidade de redigir bons relatórios. A seguir, são dadasalgumas orientações sobre a redação de relatórios científicos, que devem ser seguidas na elaboração dos relatórios referentes às diferentes experiências realizadas.

2 - Estilo Impessoal e Necessidade de Clareza
É praxe redigir relatórios de uma forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado, pois se relata algo que já foi feito. Assim, para relatar a determinação da massa de algumasamostras sólidas, pode-se escrever:
. "A massa das amostras sólidas maciças foi determinada utilizando-se uma balança..."; ou "Determinou-se a massa das amostras sólidas maciças utilizando-se uma balança...

Não se deve usar formas como: "Eu determinei a massa..." ou "Pesei as amostras..."; sempre evite a forma pessoal.

Outro aspecto muito importante é ter sempre em mente que as pessoas queeventualmente lerão o relatório poderão não ter tido nenhuma informação prévia sobre aquilo que está sendo relatado. Isto significa que o relato do que foi feito deve ser realizado de modo que qualquer pessoa que leia o relatório consiga efetivamente entender o que foi feito e como.

3 - AS PARTES DE UM RELATÓRIO
A seguir destacamos os principais itens que deve conter os relatórios, que deveráser digitado com letra Arial, No.12 e espaçamento simples.


CAPA - IDENTIFICAÇÕES

Instituição, Curso, Disciplina, Título, Data de realização da experiência, Número da experiência, Componentes da Equipe, Colaboradores (aluno de outra equipe que participou do experimento), Nome do professor.
OBJETIVOS
Descreva o que se pretende alcançar como resultado da experiência (o problema a serresolvido ou comprovação de uma teoria).

INTROUDUÇÃO
Apresentação do assunto, procurando demonstrar sua importância e interesse.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Esta seção deve conter relatos exatos e claros de como foi feita a experiência, de modo que, baseada nesses relatos, qualquer outra pessoa possa repeti-la. Deve-se descrever, passo a passo, como a experiência foi realizada. Note quenão basta copiar o procedimento experimental contido no guia, pois, na melhor das hipóteses, toda a forma da redação terá de ser mudada. Lembre-se que a forma deverá ser impessoal, usando voz passiva no tempo passado. Além disso, há necessidade de se especificar claramente cada equipamento utilizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesta seção do relatório, devem ser colocados os dados coletados durantea experiência (os experimentos possuem, em sua maioria quadros/tabelas que poderão ser transcritos, após preenchimento, resumindo os dados e resultados); os cálculos realizados; também devem ser discutidos os resultados finais obtidos, comentando-se sobre a sua adaptação ou não, apontando-se possíveis explicações e fontes de erro experimental.
Os resultados quantitativos devem ser analisados...
tracking img