Coberturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de cobertura (2010.2)
Mauro César de Brito e Silva1 1 – Introdução Uma cobertura tem primariamente a função de proteger as edificações contra a chuva, vento e sol. As características delas vão depender basicamente do propósito da edificação, disponibilidade de materiais, tradições locais e da grande variedade de concepções arquitetônicas. Considera-se então que elementos que compõemuma cobertura são: – Elementos de vedação: telhas, lajes, outros – Estrutura portante: é o conjunto de elementos que suporta os elementos de vedação atendendo as características geométricas do espaço a ser coberto. A estrutura pode ser: metálica, concreto armado, madeira, estruturas mistas e outras. – Acessórios: calhas, condutores, elementos de fixação, peças especiais de ventilação e iluminação,etc. – Fechamentos laterais: telhas, vidro, alvenaria, outros 1.1 – Elementos de vedação Os elementos de vedação mais utilizados nas coberturas estruturadas em aço são as telhas de aço (figura 1.1), alumínio e fibrocimento.

Figura 1.1

Nos projetos de telhados devem-se observar as características e propriedades das telhas a serem utilizadas, tais como: Inclinação recomendada, recobrimentoslateral e longitudinal, vão máximo admissível, tipos de fixação, acessórios (cumeeiras, rufos, calhas, etc.). A melhor maneira de obter estes dados é consultando os manuais dos fabricantes. É importante e indispensável seguir as especificações contidas nos catálogos, pois em caso contrário o fabricante fica isento de qualquer responsabilidade.
1

Professor Assistente III, Departamento de Artes eArquitetura, PUC Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

1

1.2 – Estruturas portante 1.2.1 – Elementos de sustentação das telhas – terças Sua principal função é de servir de apoio das telhas de cobertura e de elemento estabilizante das peças em que se apóiam. As seções usuais das terças são os perfis do tipo “U” laminado e de chapa dobrada do tipo “U” enrijecido como mostra a figura 1.2. Existe apossibilidade de utilização de outros perfis e outras configurações dependendo do tipo de telha e cargas atuante. As terças quando suportam telhas de aço, alumínio ou fibrocimento podem ter vãos de até 6 metros quando utilizam perfis em chapa dobrada; vão de até 8 metros para perfis laminados; e vãos maiores que 8 quando são concebidas em treliças de banzos paralelos.

Figura 1.2

1.2.2 –Estrutura principal São aquelas que recebem as cargas devidas aos elementos de vedação, terças, vento e eventuais cargas suspensas. A seguir uma relação de alguns sistemas estruturais comumente utilizados: 1.2.2.1 – “Telhados em uma água” São estruturas de vãos pequenos que definem superfícies planas, com declividade, cobrindo uma pequena área edificada (figura 1.3) ou estendendo-se para protegerentradas (figura 1.4).

Figura 1.3

2

Figura 1.4

1.2.2.2 – “Tesouras de duas águas” São estruturas treliçadas do tipo trapezoidais, triangulares e especiais (figuras 1.5 e 1.6), que suportam duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira. O espaçamento (4 a 8 m) entre as tesouras (Le) vai depender do tipo terça e vedação. Asrelações econômicas entre o vão e altura das treliças podem ser obtidas na tabela 2 da apostila Estrutura de Aço.

Figura 1.5

Figura 1.6

1.2.2.3 – Estrutura espacial Este sistema é predominantemente usado em coberturas planas de grandes vãos, sendo que eles são vencidos em duas direções horizontais principais. A estrutura pode ser formada por treliças planas que se interceptam como mostradona figura 1.7.

Figura 1.7

A figura 1.8 ilustra “Willes, Faber & Dumas Office” localizado em Ipswich, Inglaterra, projetado pelo Arquiteto Norman Foster e pelo engenheiro estrutural Anthony Hunt. Esta é uma edificação que faz uso de um sistema espacial treliçado formado por treliças planas que se interceptam. 3

Figura 1.8

A estrutura espacial também pode ser idealizada por barras que...
tracking img