Cobertura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6 - COBERTURA

APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: • Escolher a estrutura de telhado adequada para cada tipo de telha; • Conhecer as diversas peças que compõe uma estrutura de telhado; • Escolher a telha ideal bem como as inclinações; • Especificar e dimensionar corretamente as calhas; • Desenhar todas as linhas de telhado.

O telhado é composto pela estrutura, cobertura edo sistema de captação de águas pluviais. A estrutura: é o elemento de apoio da cobertura, podendo ser de madeira, metálica, etc. Geralmente constituída por tesouras, pontaletes ou vigas. A cobertura: é o elemento de vedação constituída por telhas que pode ser: cerâmica, fibrocimento, alumínio, chapa galvanizada, concreto etc. Sistema de captação de águas pluviais: são para o escoamentoconveniente das águas pluviais e constituem-se de: calhas, condutores verticais, rufos, pingadeiras e rincões, são de chapas galvanizadas, P.V.C. etc.

• • •

Neste capitulo iremos abordar os telhados com estruturas de madeira por ser de uso mais corrente, sobretudo em construções residenciais unifamiliares, as telhas cerâmicas, fibrocimento, concreto e galvanizada.

6.1 - ESTRUTURA A estrutura detelhado tem como funções principais a sustentação e fixação de telhas e a transmissão dos esforços solicitantes para os elementos estruturais. Para facilitar, podemos dividir a estrutura em armação e trama (Figura 6.1). A armação é a parte estrutural, constituída pelas tesouras, cantoneiras, escoras, etc. A trama é a estrutura de sustentação e fixação das telhas, é o quadriculado constituído deterças, caibros e ripas, que se apóiam sobre a armação. 111

Figura 6.1 - Esquema de estrutura de telhado

6.1.1 Materiais utilizados nas estruturas a) Madeira: Podemos utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado (Tabela 6.1), no entanto a peroba foi a madeira mais utilizada e serve como referência.
Tabela 6.1 - Algumas espécies de madeiras indicadas para a estrutura detelhado (IPT)

A
amendoim canafístula guarucaia jequitibá branco laranjeira peroba rosa

B
angelim cabriúva parda cabriúva vermelha caovi coração negro cupiuba faveiro garapa guapeva louro pardo Mandigau pau cepilho pau marfim sucupira amarela de

C
anjico preto guaratã taiuva

112

As madeiras da Tabela 6.1 estão divididas em grupos segundo as suas características mecânicas. A cabreúvavermelha, coração de negro, faveiro, anjico preto, guaratã e taiuva têm alta dureza, portanto devemos ter cuidado ao manuseálas. Caso se utilize madeiras que não conste na Tabela 6.1 devemos verificar se as mesmas possuem as características físicas e mecânicas a seguir: Resistência à compressão (fc), a 15% de umidade, igual ou superior a 55,5 MPa. Módulo de ruptura à tração igual ou superior a13,5 MPa.

• •

As madeiras serradas das toras já são padronizadas em bitolas comerciais. No entanto, existem casos onde o dimensionamento das peças exige peças maiores ou diferentes, assim sendo deve-se partir para seções compostas (nestes casos estudados na disciplina Estruturas de Madeira). Portanto temos: Vigas: 6x12 cm ou 6x16 cm, comprimento 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5; 5,0 m. Caibros: 5x6cm ou 5x7 (6x8)cm, comprimento 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5; 5,0 m. Ripas: 1,0x5,0cm; geralmente com 4,5 m de comprimento e são vendidas por dúzia.

• • •

Obs. Para bitolas diferentes ou comprimentos maiores, o preço da peça aumenta. b) Peças metálicas: As peças metálicas utilizadas em estruturas de telhado são os pregos, os parafusos, chapas de aço para os estribos e presilhas. Os pregos maisutilizados são: 22 x 42 22 x 42 15 x 15 ou ou 22 x 48 19 x 39 → para pregar as vigas → para pregar os caibros → para pregar as ripas.

Os pregos obedecem as normas EB-73 e PB-58/ ABNT. A designação dos os pregos com cabeça será por dois n . a x b . a = refere ao diâmetro, é o nº do prego na Fiera Paris ex: 15 = 2,4 mm 18 = 3,4 mm b = representa o comprimento medido em "linhas" - 2,3 mm, unidade...
tracking img