Cobertura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 – DESENHO DE ARQUITETURA I

COBERTURAS A cobertura é a parte superior da construção que serve de proteção contra o sol, a chuva, os ventos etc. Existem superfícies planas, como as lajes horizontais e inclinadas e os telhados com telhas cerâmicas, de alumínio, de plástico, de fibrocimento, de zinco, de ardósia etc, esuperfícies curvas, como as abóbadas, as cúpulas, as estruturas em arco e as cascas.

Tipos de Coberturas: As coberturas são classificadas segundo os sistemas construtivos e materiais utilizados. Desta forma, encontram-se: a) coberturas minerais: são materiais de origem mineral, entre as quais placas de pedras como a ardósia, muito utilizadas na antiguidade (castelos medievais) e mais recentementeapenas com finalidade estética em superfícies cobertas com acentuada declividade (50% < d >100 %). b) coberturas vegetais rústicas (sapé): de uso restrito a construções provisórias ou com finalidade decorativa, são caracterizadas pelo uso de folhas de árvores, depositadas e amarradas sobre estruturas de madeiras rústicas ou beneficiadas. c) coberturas vegetais beneficiadas: podem ser executadas compequenas tábuas (telhado de tabuinha) ou por tábuas corridas superpostas ou ainda, em chapas de papelão betumado; d) coberturas com membranas: caracterizadas pelo uso de membranas plásticas (lonas), assentadas sobre estruturas metálicas ou de madeiras ou atirantadas com cabos de aço – tenso-estruturas, ou ainda, por sistemas infláveis com a utilização de motores insufladores; e) coberturas em malhasmetálicas: caracterizadas por sistemas estruturais sofisticados, em estruturas metálicas articuladas, com vedação de elementos plásticos, acrílicos ou vidros. f) coberturas tipo cascas: caracterizadas por estruturas de lajes em arcos, em concreto armado, tratadas com sistemas de impermeabilização;

g) terraços: estruturas em concreto armado, formadas por painéis apoiados em vigas e tratadas comsistemas de impermeabilização, isolamento térmico e assentamento de material para piso, se houver tráfego; h) telhados: são as coberturas caracterizadas pela existência de um sistema de apoio de cobertura, revestidas com telhas (materiais de revestimento). Os telhados constituem o sistema construtivo mais utilizado na construção civil, especialmente nas edificações unifamiliares. No caso doBrasil, a arquitetura vernacular utiliza-se, principalmente, de telhados com telhas cerâmicas.

Coberturas Planas As coberturas planas são caracterizadas por superfícies planas também denominadas de panos ou águas. Na maior parte dos casos, os planos de cobertura têm inclinações ( - ângulo) iguais e, portanto, declividades (d%) iguais. No caso do revestimento superior de uma edificação ter inclinaçãomáxima de = 75º, a área é identificada como cobertura. Para 75º, o revestimento é denominado fechamento lateral. A cobertura deve ter inclinação mínima que permita o escoamento das águas das chuvas, e direcionadas segundo o plano (projeto) de captação dessas águas. As coberturas horizontais têm inclinação entre 1 a 3% e as consideradas inclinadas têm caimento igual ou maior de 3%. Quanto àinclinação das coberturas, as mesmas podem ser classificadas em: a) coberturas com pequenas declividades, denominadas terraços; b) coberturas em arcos; c) coberturas planas em superfícies inclinadas, determinadas por painéis de captação d’água.

As estruturas ou sistemas de apoio de coberturas planas podem ser executados em madeira, metal ou concreto armado, podendo ser inclusive mistos. A escolha edefinição do material são determinadas pelas exigências técnicas do projeto, como o estilo, a função, o custo, vão de sustentação, etc. Quanto à definição estrutural, as armações de coberturas podem ser executadas com os seguintes sistemas: a) em Madeira: Sistema de vigas e arcos treliçados em madeira maciça Sistema de vigas e arcos treliçados em madeira colada Sistema de treliças tipo tesouras...
tracking img