Cobalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O cobalto
Fato Histórico - Descobrimento |
O cobalto foi descoberto em 1735 pelo químico suéco George Brandt, em Estocolmo, na Suécia. Seu nome é proviniente da palavra kobold, que significa duende da montanha ou gnomo. O cobalto foi encontrado em jóias e em cerâmicas antigas, do tempo dos egípcios, persas e chineses, oriundos do terceiro milênio A.C.
Apresentação do Elemento |
O Cobalto éum metal de transição, de número atômico 27 e símbolo Co, elemento que apresenta uma coloração branca prateado com tons de azul, muito duro, maleável, dúctil, lustroso, com comportamento físico muito similar ao ferro e ao níquel, ferromagnético (inferior a 1.150 ºC), muito raro (apenas 0,001% de presença na crosta terrestre), presente nos minerais Cobaltita, Eritrina, Esmaltita e em meteoritos. Ocobalto é benéfico aos seres humanos porque compõem parte das vitaminas B12, além disso, é muito utilizado no tratamento de anemias.
 
Na metalurgia, o cobalto é muito utilizado na fabricação de aços especiais, em aços inoxidáveis, em ligas magnéticas, em Imãs, em Super-Ligas metálicas, na fabricação de peças para a Indústria Médica e na Odontológica, bem como, na Galvanoplastia e nos testes deRadiografia.
 
No mundo, encontram-se reservas no Canadá, México, Congo, China, Zâmbia, Rússia, Finlândia e Austrália, mas normalmente não é encontrado na forma metálica, somente ligado com outros elementos, principalmente com o níquel e com o cobre. A produção mundial anual do cobalto está em aproximadamente 17.000 toneladas.
 
No Brasil, encontra-se pequenas concentrações de óxidos decobalto na cidade de Niquelândia, em Goiás.

Cobalto 
 
A Vale retira o cobalto como sub-produto do processamento de níquel. Quando refinado, é comercializado como metal eletrolítico ou como produto intermediário. É utilizado na produção de superligas para aplicações magnéticas e especiais, como turbinas aeronáuticas e a gás, e também na fabricação de produtos químicos à base de cobalto.
Com umacoloração branco-prateada, é muito utilizado como componente de liga, porém raramente como material estrutural na sua forma pura.
O cobalto atribui características exclusivas a estas ligas, aumentando sua resistência a altas temperaturas, oxidação e desgaste, além de fortalecer as propriedades magnéticas. Também é usado na obtenção do pigmento azul em para tintas, esmaltes, etc.
Com uma crescentedemanda global, o cobalto é amplamente utilizado na indústria química para a fabricação de baterias de íon lítio e catalisadores para o refino de petróleo, além de peças de precisão e magnetos.
Processos de produção
A produção de cobalto da Vale é refinada por meio de um processo eletrônico em nossa refinaria em Port Colborne, para atingir 99,8% de pureza, um grau altíssimo em termos de preçode mercado.
O metal cobalto é utilizado para produzir diversas ligas, principalmente em aplicações na indústria aeroespacial e em produtos químicos à base de cobalto. Um único cliente compra toda nossa produção de hidrato de cobalto, utilizado na indústria química.
Atividades e Unidades Operacionais
A Vale recupera quantidades significativas de cobalto como sub-produto de suas operações deníquel no Canadá.

Em 2008, produzimos 1472 toneladas métricas de cobalto em nossa refinaria em Port Colborne e 728 toneladas métricas de hidrato de cobalto em nossas operações com níquel em Thompson, Canadá.
As 773 toneladas métricas restantes do cobalto que produzimos estavam presentes em produtos intermediários (como o concentrado de minério de níquel). Estimamos um aumento em nossa produção decobalto quando expandirmos a produção de níquel na mina de Goro, na Nova Caledônia, uma vez que o minério de níquel laterítico nas camadas contém significativos co-depósitos de cobalto

TÍTULO: Modelamento da extração de Cobalto por D2EHPA em isoparafina (17/21) em meio sulfúrico

AUTORES: COSTA, C. B. (PEMM - UFRJ) ; XIMENES, D. S. (IFRJ) ; SOUSA JUNIOR, C. S. (IFRJ) ; NASCIMENTO, M....
tracking img