Cobalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cobalto

27
58,933
2.900
1.495
8,9
2,3

Co
Cobalto
Amostra de cobalto.
Amostra de cobalto.

Embora detectado em jóias e peças de cerâmica egípcias, persas e chinesas queremontam ao terceiro milênio a.C., só em 1735 o cobalto foi isolado, pelo sueco Georg Brandt.

Cobalto é um elemento químico metálico, de símbolo Co, de coloração branco-prateada commatizes azulados. São conhecidas duas formas alotrópicas, uma com estrutura cristalina hexagonal compacta, estável até 417º C, e a outra, cúbica de face centrada, estável a temperaturassuperiores.

O cobalto é detectado no sol e em outras estrelas. Constitui apenas 0,001% da crosta terrestre, onde se apresenta em pequenas quantidades ou associado a outros elementos, emminerais como a a cobaltita, AsSCo; eritrina, (AsO4)2Co3.8H2O; e esmaltita, As2Co. Está presente também no solo e na água do mar, e faz parte de moléculas importantes para o metabolismoanimal, como a vitamina B12 (cianocabalamina).

Devido a sua elevada permeabilidade magnética, mesmo em altas temperaturas (até 1.121º C), é especialmente empregado na produção deligas magnéticas, utilização que consome cerca de um quarto da produção mundial. O restante é destinado à fabricação de peças de precisão e de ligas especiais para odontologia, ou comomatéria-prima na indústria de cerâmica. Um dos principais sais de cobalto é o sulfato CoSO4, empregado em processos de galvanoplastia, na preparação de agentes secantes e na fertilização depastagens. Outros sais de cobalto têm importantes aplicações na produção de catalisadores, secantes, etc.

Na natureza é encontrado somente o isótopo de peso atômico 59, mas pode-seobter o isótopo Co60. Radioativo, que constitui a base das bombas de cobalto utilizadas na terapia de câncer. No Brasil, existem concentrações de óxidos de cobalto em Niquelândia, GO.
tracking img