Coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ALESSANDRA HELENA GOMIERO
EDILSON VILLANOVA
LUCIA LOMONACO
MURIEL ALCANTARA

GENIO INDOMÁVEL – SEGUNDO ENSAIO DE MODELOS DE COACHING ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA

São Paulo
2011

ALESSANDRA GOMIERO
EDILSON VILLANOVA
LUCIA LOMONACO
MURIEL ALCANTARA

GENIO INDOMÁVEL – SEGUNDO ENSAIO DE MODELOS DE COACHING ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA

Trabalhoapresentado como exigência parcial do curso MBA Gestão de Pessoas da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof.Marcos Ferreira.

São Paulo
2011


Quantas vezes no dia a dia das organizações, destacam-se profissionais com uma incrível capacidade técnica. Na contemporaneidade da Era da informação, cada dia mais jovens talentos conseguem absorver e digerir informações com uma velocidadeincomparável as mais diversas áreas do conhecimento. E fazer com que esses profissionais sejam a nova fonte de lucro de grande empresas é que pode compreender a crescente popularidade do Coaching. Mesmo assim, ainda não é possível afirmar qual é a receita de sucesso e nem ao certo se exite de fato uma.
Sherman e Freas (2004) levantam essa questão em o Território Selvagem do Coaching deexecutivos, sobre a dificuldade de quantificarmos os resultados e diretrizes deste tipo de trabalho, levando em consideração que a natureza do Coaching é essencialmente humana. No entanto, o Coaching difere da psicoterapia por ter o foco no indivíduo sob a luz da organização, ou seja, o papel e a importância que aquele profissional tem perante aos resultados da empresa.
No filme "Gênio Indomável", dosensível diretor Gus Van Sant, estrelado pelos astros Robin Williams, Matt Damon, caminha na direção dessas primeiras indagações.
Certo dia, o notável professor de matemática Gerald Lambeau, interpretado por Stellan Skarsgard, coloca no quadro-negro um problema matemático que julga ser de impossível solução pelos seus alunos. Alguns dias depois, o professor é surpreendido com a resposta anotada eatônito, passou a perguntar aos quatro cantos pelo realizador de tal façanha.
O que foi descoberto a seguir surpreendeu ainda mais ao professor, o autor de tal feito foi um dos jovens responsáveis pela limpeza, uma pessoa que nem ao menos freqüentava os cursos e que circulava pelo local como servente da instituição - Will Hunting, personagem interpretado por Matt Damon.
Will é um jovem violento eproblemático, aparentemente seus círculo de amizades tinham tendência à confusões e futilidades. Solitário, desenvolveu o gosto pela leitura, mas seu comportamento agressivo lhe garantiu algumas passagens pela polícia e subempregos.
O professor percebe que trata-se de um talento promissor que não se encontra em qualquer lugar, mas que precisa de ajuda para que isso aconteça. Decide então buscar oauxílio de renomados psicólogos para ajudar Will a melhorar seu comportamento agressivo e, dessa forma, encaminhá-lo para uma brilhante carreira.
Berglas (2002) afirma ser muito comum encontrarmos narcisistas no topo de níveis hierárquicos e que raramente mudam seu comportamento a menos que passem por uma experiência extrema de dor psicológica. Ou seja, é preciso ter uma visão clara da diferençaentre um problema executivo e um executivo com problema.
Mesmo Will tendo passado pelas mãos de pessoas mais estimadas ou consideradas, as primeiras tentativas não dã certo. Gerald decidiu chamar um grande amigo dos tempos de faculdade, Sean McGuire – interpretado pelo ator Robin Williams. A confiança e o diálogo demoram um pouco para acontecer entre os dois, mas ao se estabelecer entre eles,parece ser a possibilidade de resolução de problemas que se acumulam desde o passado do jovem.
Focando a matemática, Gerald pode ser considerado o que D’abate, Eddy e Tannenbaum (2003) citam em seu texto como Desenvolvedor - uma pessoa, que proporciona o desenvolvimento (apud Higgins, 2000; Higgins e Kram, 2001). Desenvolvedor é o termo utilizado para descrever o papel do mestre, mentor ou tutor....
tracking img