coaching

Páginas: 15 (3544 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
A importância do coaching
09/07/12 07:30 | Marcelo Mariaca - Presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School


Comunidade
Partilhe:                     
Notícias do mesmo autor
A melhor hora para o executivo deixar a empresa 28/01/13
A ilusão de ser empreendedor 21/01/13
O recrutador tem de se preparar para entrevista 14/01/13
A bem-vinda importaçãode talentos 07/01/13
Onde estão as oportunidades 17/12/12
Tem crescido, nos últimos anos, a demanda das organizações pelo coaching, processo que permite identificar as competências dos executivos — inclusive pontos fortes e fracos — e adaptá-las às estratégias do negócio, de modo a garantir bons resultados e competitividade.
O coaching que se aplica no ambiente corporativo é um processoindividual, com foco, tem o objetivo de maximizar os potenciais de liderança dos executivos que exercem cargos estratégicos ou deverão assumir postos mais elevados. 

No Brasil, contudo, os conceitos ainda se misturam e é comum ferramentas como mentoring serem aplicadas com a denominação de coaching. Apesar de atuarem no desenvolvimento de carreiras profissionais, esses serviços têm particularidadesque os diferenciam. 

O mentoring é um "serviço" de orientação, voltado a quem está em início de carreira e não demanda planejamento ou tempo de duração. Outro diferencial é que deve ser conduzido por pessoas da própria organização, os chamados mentores. 

Ele se baseia na prática milenar do aprendizado, pela qual os mais experientes transmitem aos mais jovens conhecimentos, crenças, valores ea importância de certas condutas e normas de comportamento.

O coaching e o counseling devem, preferencialmente, contar com o trabalho de especialistas externos. O último tem aplicação clínica, conduzida por terapeutas ou psicólogos, e também envolve aspectos da vida pessoal dos profissionais. 

Já o coaching nada mais é que um processo formal e estruturado, com prazos definidos, baseado numcontexto empresarial e com foco nos resultados da organização. Para isso, são utilizadas ferramentas de avaliação que identificam o perfil comportamental e as competências do profissional. 

A partir de então é definido um plano de ação, com sugestões de mudanças comportamentais e de estilos gerenciais, que levarão o executivo assessorado a atingir os resultados de negócios esperados pelaempresa. 

O coaching pode ser aplicado em diversas situações, além do desenvolvimento de executivos e equipes, como planejamento de sucessão, gerenciamento de mudança, troca de liderança, integração de novos executivos e até aposentadoria.

Para o profissional, o coaching ajuda a desenvolver e fortalecer comportamentos para uma liderança ainda mais efetiva e amplia a visão estratégica e holística donegócio por parte do executivo. 

Como consequência, o processo aumenta a motivação e a produtividade do profissional, facilita sua integração na organização e melhora sua capacidade de comunicação e de lidar com os liderados, incentivando também o aprendizado contínuo. 

As empresas, por sua vez, lucram com o incentivo a ideias inovadoras, a retenção de talentos, aumento da produtividade eretorno dos resultados mensuráveis. Por isso, as empresas estão investindo mais no coaching.
----------------------------------------------------
Marcelo Mariaca é presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School
Comentários
ARISMAR, SÃO PAULO | 27/12/13 15:45
ISSO É INTERESSANTE
A Importância do Coaching nas Empresas
Posted On 28 Aug 2013
By: CollBusiness
Comment: 0
Tag: Coachee, Coaching
Nas décadas de 1980 e 1990, com a chegada da globalização, a agilidade de comunicação fez com que as empresas se expandissem pelos cinco continentes crescendo em um ritmo bastante acelerado e as obrigando a mudanças nos modelos de gestão. O “chefe” passa a “gestor”, atuando de forma mais sistêmica e estratégica e não mais como um supervisor operacional,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coaching
  • Coaching
  • Coaching
  • coaching
  • o que é coaching
  • O coaching
  • Coaching
  • coaching

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!