Cluster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLUSTER

O QUE É?

O Cluster é denominado a compreensão de dois ou mais computadores ou sistemas distribuídos. Esta forma de agrupamento seria para que os computadores possam trabalhar em conjunto, seja para realizar tarefas ou executar alguma aplicação. Esta forma de utilização passa para o usuário a impressão de que somente um computador está sendo utilizado. O sistema distribuído oucomputação distribuída é uma referencia a computação paralela, onde os computadores estão ligados em rede, onde o objetivo seria concluir uma tarefa em comum.




ONDE UTILIZAR E POR QUÊ?

Os Clusters são encontrados comumente em empresas que se utilizam de uma grande quantidade de processamento de dados, como em empresas do ramo de petroquímicas, processamento de imagens, em servidores demusicas e jogos virtuais, em estações de previsões meteorológicas. Os clusters tem também uma participação importante na indústria cinematográfica, sendo utilizado para a renderização de gráficos de alta qualidade. A utilização do cluster se deve a necessidade de processar uma volumosa quantidade de dados em pouco tempo, desta forma utilizando o processamento de várias máquinas ao mesmo tempo a eficáciae o tempo em que isso proporciona leva a se utilizar esta tecnologia. Sua utilização está também relacionada aos conteúdos, aplicação ou serviços que serão utilizados, quando estes requisitos são críticos ou tem que estarem disponíveis e ou processados o mais breve possível.

Qualquer aplicação crítica, sistemas que não podem ocorrer interrupções ou parar de funcionar, e que não podem de formaalguma perder dados (exe: sistemas bancários). Estes levantamentos de requisitos em que um sistema se adequa, em algum modelo relacionado acima pode se utilizar da tecnologia de Cluster, desde que esteja configurado perfeitamente e não ser submetido a falhas graves, assim como a manutenção e prevenção dos ativos que fazem parte dos nós do Cluster. Então como geralmente é um sistema onde não parade funcionar ou pelo menos a ideia da utilização do Cluster seria esta, os ativos tem que ser submetidos em manutenções e utilização de utilidades para que os mesmos não sofram danos, as utilidades que envolvem os nós do Cluster podem ser a refrigeração ideal para seu funcionamento (temperatura do ambiente), falta de energia não deve ser uma causa de parada do sistema (utilização de no-breaks egeradores), acesso indevido ou utilização indevida, entre outras formas de se proteger de intrusos ou má utilização da tecnologia.



QUAIS OS TIPOS UTILIZADOS?

Atualmente existem vários tipos desta tecnologia, sendo necessário atentar-se para que modelo de negocio o Cluster seja utilizado.

Cluster de alto desempenho ou de alta performance: seu funcionamento permite que ocorra uma grandecarga de processamento com um volume alto de gigaflops em computadores comuns, geralmente se utiliza de sistemas operacionais gratuitos para diminuir seu custo.

Cluster de alta disponibilidade: são utilizados para permanecer por longos períodos ativos e com plenas condições de uso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas.

Este tipo de tecnologia de cluster está relacionadodiretamente com a utilização da internet nos dias atuais, onde as empresas que prestam seus serviços on-line e sua principal característica são manter o serviço disponível o maior tempo possível, neste caso tem o cloud computing, notícias, buscadores, banco de dados entre outros.

A alta disponibilidade visa manter a disponibilidade dos serviços prestados por um sistema computacional replicandoseus serviços e servidores, através de redundância de hardware. Sua maior complexidade a ser montada está no software a ser implementado, como todos os nós irão funcionar como um só computador, porém cada computador monitora o funcionamento dos outros, desta forma pode assumir seus serviços caso algum nó venha a falhar. Perdas no desempenho ou na capacidade de processamento são normalmente...
tracking img