Cluster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTAÇÃO
EM
CLUSTER
Fatec – Mogi

Mogi das Cruzes, 10/2012

Prof. Almir – Sistemas Operacionais.

Lincon Yudi Nakasato RA: 1122266
Paulo Henrique de Oliveira Santos RA: 1122320
Renan Augusto Siqueira RA: 1112384
Valdemir Barbosa da Silva RA: 1022288

Resumo :
Este artigo teve como principal objetivo entender alguns aspectos sobre computação em Cluster. Oque é, como é utilizado, quais os benefícios, vantagens tecnológicas e desvantagens na sua aplicação. Mostrar alguns exemplos de aplicação do cluster de um contexto de utilização simplificada, porém objetiva no diz respeito aos conceitos de escalabilidade, disponibilidade, desempenho e custo.

Definição de Cluster:
É um grupo de coisas ou de atividades semelhantes que se desenvolvemconjuntamente. Entende-se a idéia de junção, união, agregação, integração.
Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento pesado. Em outras palavras, os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fossem um único computador. Também podemos definir como sendo um sistema distribuído de computadoresindependentes e interligados, cujo o objetivo é suprir a necessidade de um grande poder computacional com um conjunto de computadores de forma transparente ao usuário. Em outras palavras, um cluster é um sistema que consegue trabalhar com processos pesados, apenas dividindo-os em processos menores e distribuindo-os entre os demais computadores, e assim realizando a tarefa como se fosse apenas umcomputador, dispensando o uso de computadores de alto desempenho.

Como funciona o Cluster :
Também chamado de Clustering (quando visto em um contexto mais abrangente), Cluster é o nome dado a um sistema montado com mais de um computador, cujo objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído aos computadores, mas de forma que pareça com que eles sejam um computadorsó. Com isso, é possível realizar processamentos que até então somente computadores de alta performance seriam capazes de fazer.
Cada computador de um cluster é denominado nó ou nodo. Todos devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia. Essa rede precisa ser criada de uma forma que permita o acréscimo ou a retirada de um nó (em casos de danos, por exemplo),mas sem interromper o funcionamento do cluster. O sistema operacional usado nos computadores deve ser de um mesmo tipo, ou seja, ou somente Windows, ou somente Linux, ou somente BSD, etc. Isso porque existe particularidades em cada sistema operacional que poderiam impedir o funcionamento do cluster.
Independente do sistema operacional usado, é preciso usar um software que permita a montagem docluster em si. Esse software vai ser responsável, entre outras coisas, pela distribuição do processamento. Esse é um ponto crucial na montagem de um cluster. É preciso que o software trabalhe de forma que erros e defeitos sejam detectados, oferecendo meios de providenciar reparos, mas sem interromper as atividades do cluster. Obviamente, esse tipo de necessidade pode ser controlada através de umequipamento específico, ou seja, não depende apenas do software.
Para que exista, um cluster precisa de pelo menos dois computadores. Evidentemente, quanto mais computadores existir no cluster, maiores serão os custos de implementação e manutenção. Isso não se deve apenas ao preço dos computadores, mas também pelos equipamentos (switches, cabos, hubs, nobreaks, etc). Mas ainda assim, os custoscostumam ser menores do que a aquisição/manutenção de computadores poderosos e algumas vezes o processamento é até mais eficiente (rápido).
Aplicações para Clusters
Os clusters podem ser usados para uma infinidade de aplicações. Basicamente, para qualquer uma que exija processamento pesado. Como exemplos de aplicações, temos previsão meteorológica (previsão do tempo e condições climáticas),...
tracking img