Clostridium botulinum

Páginas: 4 (800 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2014
Clostridium botulinum
Clostridium botulinum é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae. É um bacilo em forma de bastonetes, são movidos por flagelos, formam esporos e produzemneurotoxinas.
C. botulinum tem uma distribuição ubiquitária, encontrando-se largamente disseminado pelo solo e nos sedimentos marinhos de todo o mundo. Encontra-se também nos intestinos de algunsanimais, principalmente dos peixes. Dado o caráter ubíquo do organismo, a sua presença em alimentos não processados pode ocorrer ocasionalmente.
O botulismo, nome atribuído às intoxicações causadas porClostridium botulinum, resulta, na maioria das situações, da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. A incidência desta doença é baixa, mas requer umaatenção particular, pois caso não seja prontamente diagnosticada e tratada, envolve um risco elevado de morte.
A associação entre a ocorrência de uma doença com sintomatologia típica de botulismo e aingestão de salsichas foi reconhecida pela primeira vez em 1820 por Justinus Kerner. O nome Clostridium botulinum deriva precisamente da palavra latina botulus (salsicha), e foi atribuído após váriasinvestigações terem relacionado surtos de botulismo com a ingestão de enchidos e molhos com carne.
Existem quatro tipos epidemiológicos de botulismo: o botulismo alimentar, causado pela ingestão dealimentos contaminados com toxinas pré-formadas, o botulismo infantil, causado pela ingestão de esporos que germinam e produzem a toxina no intestino, o botulismo dos ferimentos (o mais raro), causado pelacontaminação de uma ferida com esporos do microrganismo que germinam e produzem a toxina, e o botulismo de classificação indeterminada, que é semelhante ao botulismo infantil mas ocorre no adulto.Neste documento, far-se-á referência apenas ao botulismo alimentar e ao botulismo infantil.
Fontes de contaminação: O Homem não desempenha um papel importante na transmissão de C. botulinum. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clostridium botulinum
  • Clostridium botulinum
  • Clostridium botulinum
  • Clostridium botulinum
  • Clostridium Botulinum
  • Clostridium Botulinum meu trabalho
  • Bactéria Clostridium botulinum
  • ok Clostridium botulinum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!