Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Kamylla Nº12












CLONAGEM













E.Colégio Metodista
São Paulo (SP)
Agosto/2012



Kamylla Nº12CLONAGEM







Trabalho apresentado
para avaliação Bimestral
da disciplina de Biologia
ministrada pelo professor
André, do2°ano, turma C

































“Assim como ele pode ser fabricado,
ele pode ser destruído.”

(Desconhecido)














SUMÁRIO


Introdução..................................05Desenvolvimento........................06


Conclusão..................................09


Bibliografia..............................10













INTRODUÇÃO


Neste trabalho vamos comentar sobre um dos assuntos, mais debatido no mundo moderno, que é a questão da clonagem. Com essa pesquisa conseguiremos, entender um pouco mai sobre esse assunto, que é muito debatido, e causador demuitas polemica.
Porque tem muitas pessoas que são a favor, e outros não já têm pessoas, que são para alguns tipos, de clonagens, e outros tipos não. Mas sem duvida a grande questão, é o desenvolvimento da clonagem, e como começou a clonagem.















DESENVOLVIMENTO
CLONAGEM
A clonagem é um processo de reprodução assexuada onde se tem a produção deindivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula-mãe.
A engenharia genética é a área da biologia responsável pela manipulação das moléculas de DNA, e foi no ano de 1971 que o biólogo norte-americano Paul Berg, da Universidade de Stanford, Califórnia, obteve a primeira molécula de DNA recombinada, resultado da inserção do DNA de um bacteriófago, vírus que ataca bactérias. Tais estudos levaram obiólogo a ganhar, em 1980, o Prêmio Nobel.
A partir daí a engenharia genética se tornou uma promissora, mas também polêmica, ciência, pois a partir de técnicas, o ser humano seria capaz de “criar’’novas formas de vida e utilizar organismos para obter produtos de seu interesse. Em julho de 1996 nasceu o primeiro mamífero clonado, batizado de Dolly. Esse projeto gerou inúmeras reações contrárias efavoráveis á sua realização, e inúmeros países, inclusive o Brasil, estabeleceram medidas jurídicas para impedir que esse processo fosse utilizado em humanos.
Vários vírus, bacteriófagos, bactérias como a Escherichia coli e levedos como o Sacharomyces cerevisae receberam genes de outras espéces e se tornaram organismo geneticamente modificados (OGMs), também chamados de transgênicos. Essesorganismos transgênicos expressam genes de outra espécie, apresentando características que não possuíam antes.
A Escherichia coli, por exemplo, começou, a partir de técnicas de engenharia genética, a ser utilizada na produção de hormônio do crescimento e de insulina em escalka industrial. Antes dessa descoberta, o hormônio do crescimento era retirado da hipófise de cadáveres, e a insulinautilizada por diabéticos era retirada do pâncreas de bois e dos porcos.
Apesar de a insulina desses animais serem muito semelhante á de humanos, ela pode provocar reações alérgicas em algumas pessoas que a utilizam. Por outro lado, a insulina sintetizada pelas bactérias é idêntica à do pâncreas humano, não causando reações alérgicas e devendo substituir definitivamente a...
tracking img