Doroteia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Do mito à razão. O nascimento da filosofia na Grécia Antiga.

Questionário:

1- Qual o conteúdo das epopéias?

As epopéias eram mitos gregos recolhidos pela tradição e transmitidos oralmentepelos cantores ambulantes que davam forma poética a esses relatos e os recitavam em praça pública.

Tinham como conteúdo as histórias dos deuses, expressam uma concepção do homem e descreviam acivilização micênica.

São poemas que contam sobre fatos históricos de personagens reais, lendários ou mitológicos.



2- Qual a noção de virtude para herói mítico?

A noção de virtude nãodeve ser confundida com o conceito moral de virtude como o conhecemos posteriormente, mas como excelência, superioridade, alvo supremo do herói. Trata-se da virtude do guerreiro belo e bom.

A virtudedo herói se manifesta sobretudo no campo de batalha, pela coragem e pela força, mas também na assembléia, no discurso, pelo poder e persuasão.



3- Explique em que sentido o aparecimento dafilosofia pode ser compreendido a partir de acontecimentos como o advento da escrita, da moeda, da lei e do cidadão.

O surgimento da filosofia na Grécia é a culminação de um processo que se fezatravés dos milênios, ou seja, os povos foram evoluindo e aprimorando seus pensamentos, costumes e visões, criando assim meios para melhorar sua convivência e sua sobrevivência como a escrita, a moeda, alei e com isso surgindo o pensamento filosófico.



4- Em que lugar começa a aventura intelectual dos gregos?

A grande aventura intelectual começa nas colônias gregas: na Jônia (metade sul dacosta ocidental da Ásia Menor) e na Magna Grécia (sul da península itálica e Sicília).



5- Qual era a preocupação fundamental dos pré-socráticos?

As preocupações dos primeiros pensadoreslevam à elaboração de uma cosmologia, na medida em que procuram a racionalidade do universo, ou seja, queriam saber sobre a origem, estrutura e evolução do universo.

6- Por que não se pode...
tracking img