Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA ORGANIZACIONAL

Baseada no livro de: Luz, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark,2003.


Conceitos


1. "Pode-se definir clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho; embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional refleteo comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho."
D. J. Champion.



2. "Clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seucomportamento."
George H Litwin, professor e consultor norte-americano

3. "Clima organizacional é o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existente em uma organização. Clima organizacional é um conceito que se confunde com o de cultura da organização."
Flávio de Toledr e B. Milioni, consultores.





4. "Clima organizacional é a atmosfera resultante daspercepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfação no dia-a-dia de trabalho."

Luiz Cesar Barçante e Guilherme Caldas de Castro,
autores do livro Ouvindo a Voz do Cliente Interno.
5. "O clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura. O clima é mais perceptível do que suas fontes causais,comparando-se a um "perfume", pois percebe-se o seu efeito sem conhecer os ingredientes, embora às vezes seja possível identificar alguns deles."
Edela Lanzer P de Souza, autora do livro Clima e Cultura arganizacionais.




6. "Clima e cultura são tópicos complementares. Clima refere-se aos modos pelos quais as organizações indicam aos seus participantes o que éconsiderado importante para aeficácia organizacional."
Benjamim Schneider, consultor norte-americano.


7. "Definimos clima organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então, comunicadas."
De/mar Dutch Landen, psicólogo da GM dos EUA.

8. "O clima é o indicador do grau de satisfação dosmembros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa." Roberto Coda, professor da FEA USP
Roberto Coda, professor da FEA USP

9. "Os trabalhos envolvendo o clima organizacional destinam-se a identificarquais são os fatores que afetam negativa ou positivamente a motivação das pessoas que integram a empresa."
Almiro dos Reis Neto, diretor da Mc Ber, divisão da Hay Brasil.

10. "Clima organizacional é mais ou menos assim: não se sabe exatamente onde encontrá-Io; por instantes temos a sensação de tê-Io achado, mas depois nos decepcionamos. O clima jamais é algo bem nítido, mas sempre umaespécie de fantasma: difuso, incorpóreo...Fica por aí, no dia-a-dia da empresa, metido numa confusa trama de ações, reações, sentimentos, que nunca se definem, jamais se explicitam."
Marco A. Oliveira, autor do livro Pesquisas de Clima Interno nas Empresas.



A Transversalidade dos Conceitos de Clima
Nos conceitos dos diferentes autores, sobre clima organizacional,podemos encontrar pelo menos três palavras-chave, que estão quase sempre presentes:
Satisfação (dos Funcionários) - a palavra mais presente nos conceitos dos diferentes autores. Direta ou indiretamente, os conceitos nos remetem àrelação do clima com o grau de satisfação das pessoas que trabalham em uma organização.
Percepção (dos Funcionários) - Outra importante palavra contida nos conceitos...
tracking img