Emprededorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Abrir - Montar um SPA urbano
SPA urbano
Apresentação do Negócio
Sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem estar, o SPA urbano, também conhecido como day SPA, é uma espécie de ilha de tranquilidade em meio à agitação das grandes cidades.
No meio da confusão dos centros urbanos, quem nunca desejou fugir para um lugar tranquilo, relaxar e cuidar do corpo e da mente sem perder muito tempo?Apostando nessa possibilidade, cresce cada vez mais no País o número de SPAs urbanos.
Ao contrário dos SPAs tradicionais, em que o paciente se interna num local afastado por alguns dias, o day SPA permite sessões diárias de massagens, drenagem com pedras quentes, talassoterapia, banho energético e muitos outros mimos, sem precisar abrir mão de suas atividades cotidianas.
A atividade se enquadra nosetor de bem-estar pessoal, mas distingue-se das clínicas de terapias orientais porque inclui, além de tratamentos para relaxamento, uma série de serviços voltados para a estética. Distingui-se também das clínicas de estética, pois não submete os clientes a tratamento clínico de saúde ou realiza intervenções cirúrgicas.
O segmento de SPA e wellness (bem-estar) crescem no ritmo acelerado da busca pormelhor qualidade de vida, prevenção de doenças e cuidados com a imagem das sociedades modernas.
Criar um SPA urbano pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento, mas não é tarefa simples, pois tudo deve ser pensado com muito carinho, calma e dedicação. Um dos principais itens de sucesso para estes espaços são, definitivamente, ambientes onde conforto, estéticae bem estar ficam evidentes no primeiro olhar.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

SPA urbano
Mercado
Mercado Consumidor
O mercado consumidor do Spa urbano é formado principalmente por pessoas que possuem preocupação com a sua qualidade de vida, isto é, buscam em seus serviços fontes de relaxamento corporal e mental. 
Outrofator que tem estimulado o surgimento de estabelecimentos deste tipo é a falta de espaços livres e as dificuldades de deslocamento nas grandes cidades. Aliado a isto, a grande quantidade de moradores nas metrópoles fez com que as áreas verdes e calmas se tornassem cada vez mais raras. A combinação com a correria rotineira e a falta de tempo livre para as pessoas se cuidarem, também impulsionou acriação de espaços que suprissem essa lacuna.
Em sua maioria, o público é formado por mulheres, principalmente das classes A e B, com idades variando de 18 a 59 anos. Esse tipo de pessoa descrita representa, em suma, o novo perfil da mulher brasileira, trabalhadora, e que após longos dias de trabalho buscam nos Spas locais de relaxamento. 
Com base nos dados do último censo demográfico 2010realizado pelo IBGE, na qual a população brasileira foi contabilizada em 190 milhões de pessoas, das quais cerca de 51% do sexo feminino e, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-2010), 21% da população brasileira está nas classes A e B, estima-se que mercado consumidor potencial para este tipo de negócio seja da ordem de 20 milhões de mulheres de todas as faixas etárias. Serestringirmos para um segmento etário entre 18 e 59 anos, esse número chega perto dos 15 milhões de potenciais consumidores. Isso sem contar o público masculino.
Por se tratar de um serviço considerado de luxo, este mercado esta mais sujeito às crises econômicas, podendo, nas situações de restrição de renda, ter sua demanda reduzida em detrimento de outros gastos essenciais de seus usuários. Por estarazão, a abertura de estabelecimento desta natureza deve buscar, preferencialmente, regiões menos sujeitas a estas variações de renda e a crises econômicas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spa), o mercado mundial movimenta algo em torno de US$ 250 bilhões, com mais de 50.000 spas em todo o mundo. No Brasil, no ano de 2007, o setor movimentou cerca de US$ 284 milhões....
tracking img