Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Alunos: Curso: Eletromecânica

Aurinete Braga Turma: 06 Turno: noturno

Fabrício Carvalho Professor: Valdecy

Francisco Junior

Jean Phillipe

Marcio Paulo

Hallyton Pestana

➢ Histórico do clima Organizacional.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, houve um grande interesse de psicólogos sociais em estudar e pesquisar o comportamento humano. Os temas maisestudados na época eram: motivação, relações humanas, dinâmicas em grupo, treinamento e liderança. Já nesta época, destaque em eficácia gerencial era o núcleo de estudos de centros de treinamentos em relações humanas. Os estudos da época já concluíam que, com a mudança do comportamento de gerentes, ou seja, o gerente “treinado” resultaria no aumento da eficiência da produtividade dos funcionáriose também haveria a melhorias nos relacionamentos dos grupos.
No final da década de 60 e durante década de 70, houve a incorporação dos conceitos sistêmicos de organização aberta e a ênfase no desenvolvimento organizacional de forma global. Assim, possibilitou a valorização do fator humano nos resultados da produção das empresas. É nesta visão sistêmica de conjuntoorganizacional que se enquadra o conceito cultura e clima organizacional. Nestas mesmas décadas surgiram pesquisas que explicitamente abordavam a cultura e o clima das empresas, através da aplicação de questionários envolvendo os funcionários. A pesquisa de clima organizacional atualmente é considerada como um instrumento fundamental para a área de Administração de Recursos Humanos e para a empresa que desejaconhecer seus colaboradores e comunicar-se com eles.

➢ Conceito de Clima Organizacional.

É a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer,interagir e realizar. Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia-a-dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse cicloamplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos. Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo sepretendemos intervir de forma significativa.

➢ Quem Deve Avaliar Clima Organizacional?

Avaliar o clima da organizacional é responsabilidade do RH, compete a Ele ouvir coletivamente os funcionários. Pode ter ajuda da área de Serviço Social e até mesmo de uma Consultoria externa.

➢ Clima Organizacional VS Cultura organizacional.

O clima organizacional é de certaforma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, Dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo. Clima organizacional é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos Positivos e negativos Portanto, o clima organizacional influencia e é Influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho O climamapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Apreende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto a curto quanto a médio prazo.

➢...
tracking img