Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA ORGANIZACIONAL

O gestor, através de sua liderança, é a pessoa que tem uma grande influência na definição do clima organizacional. Tudo aquilo que o gestor faz ou deixa de fazer afeta dealguma forma, o clima organizacional.
O clima exerce uma influência muito grande no comportamento e nos sentimentos dos professores em relação à organização escolar, influenciando o seu desempenho. Assimcomo nas atitudes, crenças, valores e motivação dos alunos e funcionários. Dessa forma, o clima torna-se elo entre a estrutura organizacional da escola, a liderança exercida pelos gestores escolarese o comportamento e a atitude dos professores.
Um dos fatores mais importantes na determinação de um clima favorável é o nível de participação dos professores, pais e alunos no processo. Numa escolaonde não há uma participação os professores se desinteressarão dos resultados e das atividades inovadoras, não se empenharão no envolvimento dos alunos. Os alunos sentindo o desinteresse dosprofessores também não se esforçarão na realização de trabalhos e atividades. A conseqüência final poderá vir sob a forma de atritos crescentes entre professores e alunos, com visíveis prejuízos para osresultados finais da organização escolar.
O clima está num processo de permanente formação, mas em cada local há um clima já presente influenciando positivamente ou negativamente as ações de dirigentes edirigidos, por isso os gestores devem estar atentos ao clima já existente.
Para criar um clima organizacional que estimule as pessoas a trabalharem juntas cabe aos administradores das escolas,enfatizarem o valor do trabalho em equipe. Devem também incentivar a cooperação, colaboração, troca de idéias, partilha e companheirismo.
Conclui-se que preocupados com o clima organizacional da escola, osadministradores devem estar, acima de tudo, interessados em ajudar os indivíduos a aceitarem-se mutuamente, por que sabem, que quando as pessoas se valorizam umas as outras, crescem através da...
tracking img