Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVESIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE PEDAGODIA

ÉRICA MAYARA RIBEIRO DA SILVA
KEIZE MARTINS DE ASSIS
RICARDO FURTADO DE OLIVEIRA
MARIA IZABEL DOS SANTOS SOUSA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL:
CMEI SEMENTES DO AMANHÃ

PALMAS-TO
2011
UNIVESIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE PEDAGODIA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL:
CMEI SEMENTES DO AMANHÃ

Trabalho apresentado para avaliaçãoparcial da Disciplina: Estagio na Educação Infantil (Creche e pré-escola) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Orientadora: Msc.: Menissa Bessa.

PALMAS-TO
2011
SUMÁRIO

I – TEMA.............................................................................................................4
II –JUSTIFICATIVA............................................................................................6
III – OBJETIVOS.................................................................................................7
IV – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.......................................................................8
V – METODOLOGIA...........................................................................................9
VI –CRONOGRAMA.........................................................................................10
VII – RESULTADOS ESPERADOS...................................................................11
REFERENCIAS

I – TEMA:
O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho. Pode referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa inteira. Ele não podeser tocado ou visualizado, mas, pode ser percebido psicologicamente.
O termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes ele faz parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos participantes da empresa e que influencia o comportamento. Afeta a motivação, o desempenhohumano e a satisfação no trabalho. Através dele as pessoas esperam recompensas, satisfações e frustrações. Essas expectativas geralmente levam à motivação.
Segundo Luz (2005) o clima organizacional depende das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, da escolha da equipe, do estilode liderança, da avaliação e remuneração da equipe, etc. É capaz de afetar o comportamento organizacional e este afeta o desempenho.
O desempenho é o efeito da combinação dos recursos disponíveis (humanos, materiais, financeiros, etc.) com a administração dos mesmos. Mas, para que a organização possa alcançar bons resultados não adianta ter apenas os recursos necessários, é preciso também que aspessoas que trabalham nela saibam administrá-los, queira fazê-lo e possam fazê-lo.
A administração parte do fato das pessoas terem competência suficiente para pode desempenhar bem seu cargo. O querer fazer provém do fato de que as pessoas estejam satisfeitas ou motivadas para trabalhar, ou seja, é necessário que elas tenham motivos para fazer. E o poder fazer é que elas tenham os meiosnecessários para a realização do trabalho. O querer fazer mostra o clima organizacional, quando um funcionário "pode fazer", "saber fazer" e "querer fazer". Isso resulta num trabalho satisfatório. Agora, quando o funcionário não quer; ou não faz o trabalho; ou não realiza direito; ou faz bem feito, mas, sem vontade pode se notar um clima ruim. A partir desses exemplos vem a importância dele. Assim, o"querer fazer" pode mostrar o grau de satisfação dos recursos humanos e uma boa parte do sucesso ou fracasso da empresa e engajamento.
Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e ocorrem relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração etc. Quando há baixa motivação o clima organizacional tende a abaixar-se, caracterizando-se por estados de depressão,...
tracking img