Classes piagentianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A CARACTERIZAÇÃO DA FASE DO DESENVOLVIMENTO ESTUDADO

-Pré-operatório (2 a 7 anos):
Nesta fase a criança começa a utilizar-se da representação mental, graças ao aprendizadoda linguagem, que é simbólica, ela passa a visualizar objetos e situações mentalmente, é a fase da inteligência simbólica. A criança já possui um certo nível de raciocínio lógico (pré-lógica), porémele ainda é unidirecional, não tem reversibilidade. Ela está centrada no que percebe no que chama a sua atenção e não é capaz de operar mais de uma informação ao mesmo tempo. Assim como só consegueperceber o mundo a partir do seu ponto de vista.
-Operatório-concreto (8 a 11 anos):
Já consegue aplicar o raciocínio lógico de forma reversível, porém apenas em questões concretas. Não está maiscentrada apenas no seu ponto de vista, consegue perceber o ambiente através do outro. Já possui a compreensão da conservação e da inclusão de classes, é capaz de generalizar situações a partir deobjetos ou eventos que lhe sejam familiares, consegue manipular o todo e as partes simultaneamente.

Como as crianças constroem o conhecimento?

Através do processo de Equilibração o ser humano desdea infância começa a construir o seu entendimento do mundo, aprimorando seus esquemas.
Quando se depara com algo novo a criança entra em desequilíbrio e precisa utilizar-se de mecanismos paracompreender aquela determinada situação ou objeto.
Os dois mecanismos da equilibração são:
Assimilação e Acomodação
Através da tarefa de inclusão de classes podemos exemplificar o processo deassimilação, que é essencialmente quantitativo. A criança irá incorporar “o novo” a algum esquema já existente que não se altera, apenas recebe conteúdos, podendo aumentar de tamanho, mas não modificar-se.
Aacomodação é um processo qualitativo onde o indivíduo precisa modificar seu esquema ou criar outro, que possa receber a nova informação. Por fim irá assimilar o novo conhecimento dentro do esquema...
tracking img