Classe gramatical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercado de micros passa agora por um momento especial. Nunca houve, ao mesmo tempo tantas alternativas de maquinas de baixo custo. A classe gramatical das palavras é, dentro da morfologia, aclassificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.

Na língua portuguesa brasileira, existem 10 classes gramaticais. Destas 6 são variáveis e 4 invariáveis. A saber, as variáveisflexionam-se em gênero, número, etc. As invariáveis não se flexionam.

As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por 8 classes apenas.Ainda existem classes em outras línguas que não têm paralelo no português, como o caso das posposições.

As 10 classes gramaticais são
Variáveis
Substantivo
Artigo
Adjetivo
Numeral
PronomeVerbo
Invariáveis
Advérbio
Preposição
Conjunção
Interjeição

1. Substantivo- é toda a palavra que denomina um ser, é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos enormalmente vem precedida de artigo. O adjetivo, o numeral e o pronome também acompanham osubstantivo.

2. Artigo- é a partícula que vem sempre antes de um substantivo para designar seu gênero,particularizando-o ou generalizando-o. Qualquer classe gramatical de palavras que for precedida de artigo será automaticamente substantivada.

3. Adjetivo- são as palavras que caracterizam um substantivoatribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser.

4. Numeral- é uma palavra (ou expressão) que exprime número, número de ordem, múltiplo ou fração, podendo ser classificado como cardinal, ordinal,multiplicativo ou fracionário.

5. Pronome- é a classe de palavras que substitui uma frase nominal. Inclui palavras como ela, eles e algo. Os pronomes são reconhecidos como uma parte do discurso distinta dasdemais desde épocas antigas. Essencialmente, um pronome é uma única palavra (ou raramente uma forma mais longa), com pouco ou nenhum sentido próprio, que funciona como um sintagma nominal completo....
tracking img