Cisticercose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Paula Souza
Etec “Profª. Anna de Oliveira Ferraz”
Araraquara

Nutrição e Dietética
Profª. Ana Carolina

Cisticercose e teníase

Ana Paula nº 03
Fabricia nº 15
Giovana nº 19
Janaina nº22
Merieli nº30

A cisticercose foi descrita pela primeira vez por humanos no século XVI, entretanto anatureza dessa helmintíase ficou desconhecida até a segunda metade do século XIX, quando pesquisadores Alemães demonstraram que a forma larvária da Taenia Solium era responsável por desenvolver a cisticercose em animais e humanos.
O complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde pública em vários países do mundo e é associado a fatores de ordem socioeconômica e cultural quecontribuem para a transmissão desta parasitose. A cisticercose é uma entidade clínica provocada pela presença da forma larvária nos tecidos de suínos, bovinos ou do homem.

A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium:
Platelminto que tem como hospedeiros intermediários os suínos. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberamovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos. Assim ao ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea, e se aloja em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.
A gravidade da doença depende muito da região infestada. Um cisticerco localizado no cérebro, por exemplo, pode causar doresde cabeça, convulsões, confusão mental e ate a morte sendo, obviamente, o caso clinico mais grave. Alojado na coluna e região muscular, causa dor e dificuldade na locomoção e na região ocular, distúrbios visuais e ate cegueira.
A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem.

Bastante longas, as tênias também são chamadasde solitárias porque, na maioria
dos casos, é encontrado somente um verme no intestino delgado da pessoa afetada.

TENÍASE PROVOCADA POR TAENIA SAGINATA
Esta teníase é uma das helmintíases mais difundidas, afetando mais de 40 milhões de pessoas, embora evolua, na maioria dos casos, sem manifestar quaisquer sinais ou sintomas.
A Taenia saginata é um verme cujo ciclo biológico envolveexclusivamente os bovinos, que desempenham o papel de hospedeiros transitórios, e os seres humanos definitivos, já que os parasitas adultos vivem no seu intestino. A infestação dos bovinos efetua-se através do consumo de erva contaminada com ovos provenientes da matéria fecal humana, enquanto que a dos humanos ocorre mediante a ingestão de carne de vaca ou vitela crua ou mal cozida infestada com quistos.Uma vez no tubo digestivo, as larvas do parasita prendem-se à parede intestinal através das suas ventosas e começam a crescer, embora normalmente apenas uma delas sobreviva o tempo suficiente para alcançar a fase adulta, altura em que o parasita adulto pode chegar a adquirir cerca de 8 m de comprimento e viver mais de 20 anos.
A teníase tanto pode evoluir sem manifestar sinais ou sintomas comoprovocar problemas abdominais difusos. Todavia, pode-se detectar a sua existência através da eventual presença de pequenas fitas amareladas ou acastanhadas nas fezes do paciente, correspondentes aos segmentos do parasita que se vão separando regularmente. Por outro lado, estes segmentos contam com mobilidade própria, através da qual podem emergir através do ânus sem serem arrastados pelas fezes,proporcionando uma sensação particularmente desagradável. Além disso, nestes casos, os segmentos eliminados podem ser detectados na roupa interior. Existem outras manifestações menos frequentes, como a diarréia, perda de peso e anemia, que apenas se evidenciam nos casos mais graves.
O tratamento consiste na administração por via oral de medicamentos que eliminem o parasita, como a niclosamida,...
tracking img