Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DQB
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PROFESSOR: ÍTALO PRAZERES DA SILVA

Relatório: Separação dos Cátions do Grupo I
Aluna: Raysa Laina de M. Silva
Cód. 0916128

São Luís – MA
Julho/2012
1. INTRODUÇÃO

Oscátions do grupo I, ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Também conhecido como grupo da prata. Podem ser identificado em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração. (VOGEL, 1981).
O 1º Grupo Analítico compreendeos Cátions Ag+ ( Prata), Pb2+ (Chumbo II) e Hg22+ (Mercúrio I).
Os cátions do grupo I formam cloretos insolúveis, são eles: precipitado branco de cloreto de chumbo (PbCl2), cloreto de mercúrio I (Hg2Cl2) e cloreto de prata (AgCl). Porém, o cloreto de chumbo é ligeiramente solúvel em água e, por esta razão, o chumbo nunca é completamente precipitado, quando se adiciona ácido clorídrico diluído àamostra.
A solubilidade dos cloretos de prata e mercúrio é baixa, precipitando facilmente com a adição de um pequeno excesso de HCl. Já o chumbo é razoavelmente solúvel, por isso, só precipita se a concentração de cátions Pb2+ for elevada, podendo assim ser também incluído no grupo II, já que a maior parte é precipitada depois, na forma de sulfeto de chumbo (PbS).
A solução deve ficar ácida osuficiente para não ocorrer precipitação de oxicloretos de bismuto III e antimônio III, que são precipitados brancos.
Além disso, o excesso de ácido assegura a diminuição da solubilidade dos sais formados, através do efeito do íon comum.
Efeito do íon comum: para diminuir a solubilidade de sal se agrega um dos íons, porque, ao aumentar a concentração de um, para manter o kps constante a uma dadatemperatura, é necessário que a concentração do outro diminua.

2. OBJETIVO

Identificar e provar experimentalmente a presença de cátions do grupo I (Ag+, Pb2+, Hg22+) em uma solução problema através de técnicas de análises químicas, entre elas: precipitação e mudança de coloração; observar as reações que os cátions do grupo I apresentam com determinados reagentes.

3. MATERIAIS EREAGENTES

* Solução Ag(NO3) 1,58g/100ml
* Solução Pb(NO3)2 1,60g/100ml + 5 ml de HNO3 1x1
* Solução Hg2(NO3)2 1,4g/100 ml + 10 ml de HNO3 1x1
* Soluções CHl, HNO3 e NH4OH 1x1 100ml
* Solução K2CrO4 1,67g/100ml
* Béquer
* Bastão de vidro
* Balança analítica
* Vidro de relógio
* Espátula
* Suporte vertical
* Garra
* Funil

4. PARTE EXPERIMENTALPreparou-se todas as soluções a serem utilizadas para a realização do experimento. Em seguida, iniciou-se as etapas do procedimento para separação e identificação dos cátions presentes nas soluções.
Etapa 1: adicionou-se aproximadamente 10 ml da solução de nitrato de prata, de nitrato de chumbo e nitrato mercuroso em um béquer . Adicionou-se ácido clorídrico diluído e filtrou-se.
Etapa 2:obteu-se o filtrado (F) e o retido (R). Desprezou-se o filtrado (F). E transferiu-se o retido (R) para um béquer e adicionou-se água quente. Tornou-se filtrar a nova solução, obteu-se um novo retido (R1) e um novo filtrado (F1).
Etapa 3: dividiu-se o filtrado F1 em duas porções:
1ª porção: adicionou-se cromato de potássio.
2ª porção: adicionou-se água quente.
Etapa 4: Transferiu-se o retido R1 paraum béquer e adicionou-se solução de hidróxido de amônio, aqueceu-se e filtrou-se. Obteu-se assim o filtrado (F2) e o retido (R2).

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As reações deste grupo ocorrem de forma rápida e por isso exigiu-se maior atenção no momento em as etapas eram concluídas, ou seja, ao adicionar os reagentes, ás soluções que continham os cátions do grupo as mudanças como turvação,...
tracking img