Definição e verificação da aplicabilidade do sistema de gestão ambiental: um estudo de caso da alcoa-ees de itajubá/mg

5011 palavras 21 páginas
Definição e verificação da aplicabilidade do Sistema de Gestão Ambiental: um estudo de caso da Alcoa-EES de Itajubá/MG

AMARO, Elessandra Maris (UNIFEI) elessandramaris@yahoo.com.br
COSTA, Letícia Fernandes (UNIFEI) leticiaferc@yahoo.com.br
COUTINHO, Maria Clara Salles Viana Pereira (UNIFEI) maryclairee_182@yahoo.com.br

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar definição, importância e benefícios do Sistema de Gestão Ambiental para uma organização. Em seguida, será apresentada a aplicabilidade deste em uma empresa. Para tanto, uma revisão bibliográfica foi feita a fim de conceituar e explicar o SGA. O Sistema de Gestão Ambiental envolve práticas que diminuam os impactos da empresa no meio ambiente. Vale ressaltar que é preciso envolvimento de todos para que resultados positivos sejam alcançados. Esses conceitos foram exemplificados por meio de um estudo de caso da Alcoa-EES de Itajubá/MG. Espera-se que esse estudo de caso seja capaz de exemplificar como um SGA é aplicado.

Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental; SGA; Alcoa-EES Itajubá/MG.

1. Introdução

É crescente a preocupação com desenvolvimento sustentável devido à evidência em que se encontram as questões ambientais (WAAGE, 2004). As organizações não escapam disso; há certa cobrança para que elas saibam conciliar obtenção de lucro e políticas de gestão sustentável.

Na visão de Dionysio e Santos (2007), “as organizações têm se preocupado, de maneira acentuada, em incorporar a variável ambiental na prospecção de seus cenários e na tomada de decisão, além de manter uma postura responsável de respeito à questão ambiental”. A forma encontrada pelas empresas para colocar isso em prática é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

A World Commission on Environment and Development, em 1987, definiu o termo “desenvolvimento sustentável” como a busca por satisfazer as gerações contemporâneas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Portanto, a preocupação da empresa deve ir além

Relacionados

  • RESUMO – 12 HOMENS E UMA SENTENÇA / ESTUDO DE CASO DA ALCOA.
    5610 palavras | 23 páginas
  • A história das barragens no brasil
    188245 palavras | 753 páginas