Cirurgias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO PRÓ-RIM EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE
TÉCNICO DE ENFERMAGEM

CIRURGIAS

DAIANA LISBOA
KETLYN B. A. D’ALBUQUERQUE
KETRIN SAIBERT
MARINA CHAVES
NATALI PIO
STHÉFANI VIGNOTO
PROFESSORA: JANAINA DE BITTENCOURT
Enfermagem em Centro Cirúrgico

Joinville S.C
05/11/2012
SUMÁRIO

1. PROSTATECTOMIA 3
2. NEFRECTOMIA 5
3. MASTECTOMIA 7
4. POSTECTOMIA 9
REFERÊNCIAS 10

1.
2.PROSTATECTOMIA

A prostatectomia é uma intervenção cirúrgica indicada em situações em que há um aumento do tamanho da próstata. Este aumento de tamanho pode ser devido à patologia benigna ou maligna. Nos casos de doença benigna a próstata não é totalmente removida, sendo ressecado somente o tecido prostático excedente, em geral associado à obstrução urinária devido ao crescimento prostático que ocorre coma idade. Já nas patologias malignas a próstata precisa ser removida completamente para garantir o controle total da doença.
A cirurgia pode ser realizada por duas vias diferentes: ou por via transuretral ou por via suprapúbica. Por via transuretral realiza-se mediante um tipo especial de cistoscópio, que é introduzido através do meato uretral externo, situado na extremidade do pênis até àpróstata. Por intermédio deste instrumento cortante procede-se à curetagem (raspagem) e coagulação do tecido prostático em excesso. Após a cirurgia deixa-se o doente algaliado durante uns dias. Nas prostatectomias por esta via os sintomas do doente desaparecem, a recuperação é rápida e pouco ou nada dolorosa. Por vezes pode ser necessário repetir a intervenção se voltar a haver novo crescimento dapróstata e recorrência dos sintomas. Na intervenção por via suprapúbica é realizada uma incisão abdominal por onde é posteriormente extraída a próstata. Este tipo de acesso tem um pós-operatório mais doloroso e uma recuperação mais lenta.
A Prostatectomia é realizada em casos de: Micções frequentes com pequena quantidade de urina e micção aos pingos, micções intermináveis ou dificuldade em começar aurinar, impossibilidade de esvaziar completamente a bexiga durante a micção (retenção urinária), presença de cálculos, retidos na bexiga, por aumento da próstata, carcinoma da próstata, sangue na urina proveniente da próstata, hidronefrose (sofrimento renal por retenção de urina).
A recuperação completa ocorre mais ou menos ao fim de 3 semanas. Recomenda-se evitar a ingestão de café, coca-cola ebebidas alcoólicas, pois podem provocar a irritação da bexiga e da uretra. É realizada por um médico especialista em urologia.
A sonda vesical (tubo na uretra) irá permanecer no canal por até 7 dias e a urina, inicialmente avermelhada ou amarronzada por causa de sangramentos residuais, torna-se gradativamente amarelada. Essa sonda liga a bexiga diretamente com a bolsa coletora e por isso, não há anecessidade de urinar no banheiro.
Os cuidados pré-operatórios são: Manter ambiente tranquilo, proporcionar conforto, manter o paciente em jejum, conforme rotina, manter o usuário em decúbito dorsal e leito em semi- fowler, administrar e controlar hidratação oral (soro e injeta de líquidos), monitorizar cateterismo vesical de demora, com controle de irrigação, manter acesso venoso, verificar SSVV de6/6 horas, observar ingestão de alimentos.
Os cuidados pós-operatórios é incluir a manutenção do equilíbrio do volume hídrico, alívio da dor e desconforto, capacidade de realizar as atividades de autocuidado, e ausência de complicações.

3. NEFRECTOMIA

É a retirada de um dos rins (raramente ambos) acometidos por tumores de rim. É a retirado do rim, os gânglios próximos deste, aglândula supra-renal (adrenal) e a porção proximal do ureter.
Cirurgia de grande porte, com acesso cirúrgico (incisão) lombar (lombotomia) ou anterior, transperitoneal (através do peritôneo, pois os rins ficam no espaço retroperitoneal).
É realizada sob anestesia geral e, mais modernamente, alguns casos tratados por laparoscopia (pequenas incisões com ajuda de videocâmara).
A cirurgia pode ser feita como...
tracking img