Cirurgias canceladas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








TAXA DE CIRURGIAS CANCELADAS








São Paulo
Abril/2012

Curso Tecnólogo Gestão Hospitalar – Noturno (1º Semestre)










Adriana Soares dos Santos
Francisca Alrene Nogueira Bonucci
Luana Mara Pauli
Lucas Rodrigues de Almeida
Vanessa Santos Felipe da Silva
INTRODUÇÃO


A realização do ato cirúrgico é um acontecimento importante na vida deuma pessoa, já que mediante este procedimento, essa pessoa espera viver de forma mais saudável, com melhor qualidade de vida.
A cirurgia é uma experiência única para cada paciente, dependendo de fatores psicossociais e fisiológicos, presentes em cada experiência. Assim, não há duas pessoas que reajam igualmente a cirurgias semelhantes. Para o paciente, toda cirurgia, por mais simples que seja,tem um significado importante, a ponto de provocar um comportamento com a mesma proporção de qualquer outra situação traumática.
As finalidades dos procedimentos cirúrgicos são várias: diagnósticos, tratamento eletivo, prevenção, alívio dos sintomas, cura, reconstrução ou cosmética. Qualquer ato cirúrgico, por menor que seja sua extensão, desencadeia no indivíduo uma série de reações fisiológicase psicológicas.
A cirurgia também pode ser classificada por localização de partes ou sistemas orgânicos, como cirurgia cardiovascular, torácica, intestinal, neurológica, ortopédica, entre outras.
A realização de uma cirurgia depende do trabalho de toda a equipe cirúrgica e, neste contexto, o enfermeiro é o elemento que pode pressupor a emoção que o paciente deve sentir, apresentando um temorreal, o qual se estende até os membros da família. Como elemento chave dentro da estrutura hospitalar, o enfermeiro tem condições de contribuir para que as cirurgias programadas sejam realizadas na data marcada e dentro de todas as condições de segurança requeridas.
Sendo assim, a equipe de enfermagem é responsável pelo preparo do paciente, estabelecendo e desenvolvendo diversas ações de cuidados deenfermagem, de acordo com a especificidade da cirurgia. Esses cuidados, por sua vez, são executados de acordo com conhecimentos especializados, para atender às necessidades advindas do tratamento cirúrgico. Estes cuidados incluem ainda, orientação, preparo físico e emocional, avaliação e encaminhamento ao centro cirúrgico com a finalidade de diminuir o risco cirúrgico, promover a recuperação eevitar complicações no pós-operatório, uma vez que, geralmente, estes cuidados estão associados a um preparo pré-operatório inadequado.
O Centro Cirúrgico (CC) deve manter constante ligação com as unidades de internação, necessitando, para isso, um sistema de comunicação definido, a fim de que a unidade de internação forneça dados vitais sobre o estado físico e emocional do paciente e a unidadetransmita informações sobre o que ocorre com ele no período transoperatório. Isso proporciona a continuidade da assistência prestada, assistência esta que deve ser individualizada e planejada, pois é um direito do paciente ao se preparar para a cirurgia, leva consigo expectativas, dúvidas e temores a respeito do que irá acontecer, pois para ele o hospital é um ambiente estranho, com pessoasdesconhecidas, longe de sua família, no qual se sente nas mãos de profissionais, aos quais confia sua saúde e espera receber os cuidados adequados.
Geralmente o paciente já está sob estresse pelo enfrentamento de uma situação desconhecida, mas necessária, quando se depara com a informação de que sua cirurgia não será mais realizada na data e na hora prevista. As razões para esta suspensão podem ser:ausência ou atrasos da equipe cirúrgica: falhas de comunicação entre a equipe médica, CC e unidades de internação; falta de material ou insumos necessários à cirurgia; falhas no preparo pré-operatório; falta de exames de laboratório, entre outras.
O cancelamento muitas vezes traz dificuldades para lidar com os sentimentos do paciente, situação esta que é agravada devido às particularidades de cada...
tracking img