Vazamento de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Petróleo

O petróleo é um importante recurso natural. Em suas formas refinadas é usado para produção de energia e para a manufatura de materiais sintéticos como plásticos, enquanto seus resíduos asfálticos são usados para queima, construção e estradas. A produção de energia é sem dúvida a maior utilização de petróleo, responsável por 39% da energia produzida.
Porque a maioria do petróleo éextraído em locais distantes do seu consumo é normal que este seja transportado em grandes quantidades. Os mais importantes métodos de transporte de petróleo ocorrem por reservatórios oceânicos e por oleodutos sobre a terra.
Estes métodos de transporte podem poluir o ambiente através de acidentais derramamentos de petróleo por operações de descarga (por exemplo a limpeza de tanques deestocagem). Ocorreram alguns derramamentos grandiosos de petróleo envolvendo grandes quantidades de petróleo bruto de super reservatórios sem capacidades e plataformas fora da costa. Em adição, as grandes facilidades que são usadas para o refinamento do petróleo causam crônicas contaminações e poluição pela descarga de hidrocarbonetos e por frequentes pequenos derramamentos.

A Poluição no meio ambienteA poluição do petróleo pode ser causada por qualquer derramamento de petróleo bruto ou de seus produtos refinados. Os maiores e mais danosos eventos poluidores usualmente envolvem derramamentos de petróleo ou pesados combustíveis de tanques sem capacidade ou plataformas furadas no mar, de navios ou embarcações ou explosões de poços ou de oleodutos danificados na terra.
É importante enfatizar queo tamanho do derramamento não necessariamente nos mostra sobre o seu potencial de causar danos. Um pequeno acidente pode causar sérios danos a um ambiente de grande sensibilidade. Além disso o tipo de produto do petróleo pode afetar a gravidade do dano ecológico. As mais importantes considerações devem ser feitas ao grau de toxicidade e a persistência ambiental dos materiais derramados.
Descargasoperacionais de lavagens de tanques de óleo também são uma fonte frequente de derramamentos marinhos, embora a importância desta fonte tenha decrescido. Esta fonte de poluição esta associada com a prática de enchimento de tanques com água do mar após a entrega da carga de petróleo ou de um produto refinado e a descarga do óleo no mar quando o navio viaja para pegar sua próxima carga.Principais danos causados pelo vazamento de petróleo

Vários casos de derramamento de petróleo foram estudados para se analisar os reais danos causados aos ambientes afetados por esses eventos, bem como de suas comunidades de animais e plantas. Os casos marinhos estão relacionados com derramamentos provenientes de super reservatórios destruídos e plataformas perfuradas.
Uma agressão inexplicável aomeio ambiente. Milhões de litros de óleo vazando sem que qualquer sistema de segurança ou de monitoramento pudesse, no mínimo, avisar que o perigo ao meio ambiente poderia ser evitado. Para agravar ainda mais a situação, a Petrobrás começou tarde a tomar as primeiras providências para conter o vazamento de 4 milhões de litros petróleo cru da Refinaria Getúlio Vargas (Repar) no Rio Iguaçu, oprincipal do Paraná.
Hoje, o que se vê no local atingido pelo vazamento, na Região Metropolitana de Curitiba, é um cenário desolador: os danos causados à flora e à fauna da região ainda são incalculáveis. O acidente superou o vazamento ocorrido no início do ano na Baía de Guanabara, que foi contaminada com 1,3 milhão de litros de óleo combustível, uma das maiores tragédias ambientais de todos ostempos.
O vazamento na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, município da Grande Curitiba, ocorreu com a ruptura da junta de expansão de uma tubulação da refinaria.
Danos causados à flora e à fauna da região, de acordo com os ambientalistas, ainda são incauculáveis. A estimativa dos ambientalistas é de que a mata ciliar apresente problemas por, pelo menos, um ano. Na avaliação de...
tracking img