Enhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seca no Nordeste leva 291 municípios a decretar emergência
Sete Estados sofrem com a falta d'água; abastecimento dos moradores das áreas atingidas depende de carros-pipa
Estiagem dizima lavouras ecausa até adiamento de cirurgias; meteorologia prevê chuvas na região apenas em dezembro

A seca que atinge o Nordeste já levou 291 municípios de sete Estados da região a decretar situação deemergência. Nas áreas atingidas, o abastecimento dos moradores depende de carros-pipa. A estiagem dizima lavouras e obriga até hospitais a adiar cirurgias por falta d'água.
Sem chuva e com os plantiosdestruídos, sertanejos estão sem alimento. No Piauí, onde o governo decidiu antecipar o decreto de situação de emergência em 60 municípios para solicitar ajuda federal, o Estado já distribuiu 28 mil cestasbásicas em cidades como Acauã e São Julião, onde a seca provocou perdas de 80% nas safras de milho e feijão.
No Ceará, onde a estiagem afeta 55 municípios, 30 cidades estão em situação deemergência. Carros-pipa contratados pelo Exército atendem 18 localidades. Em outras 25, o socorro é feito pelas prefeituras.
No Estado, a pior situação está no sudoeste. Em Antonina do Norte (512 km deFortaleza), não chove desde maio. O único açude da localidade está com 29,9% da sua capacidade de armazenamento.

Cirurgias
Na Bahia, há duas semanas 24 cirurgias marcadas em um hospital de Itabuna foramcanceladas ou transferidas para outras unidades, por falta de água. Nas paredes do Hospital Manoel Novaes, pelo menos cinco cartazes pedem para que todos economizem água.
Dos 417 municípios baianos,88 estão em situação de emergência. Outras 42 cidades que também sofrem com os efeitos da seca tiveram o decreto assinado pelo governador Jaques Wagner (PT) expirado.
Segundo a Defesa Civil do Estado,o governo já construiu 8.000 cisternas para amenizar os problemas, que afetam aproximadamente 800 mil pessoas.

Só em dezembro
Em Pernambuco, 390 mil pessoas sofrem com a estiagem. Prefeitos...
tracking img