Tcc - arquitetura e urbanismo / entidade filantrópica de reabilitação para dependentes quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. RESUMO / ABSTRACT
3. JUSTIFICATIVA
4. HISTÓRICO DO LOCAL
5. HISTÓRICO DO TEMA
6. LEITURA URBANA – MAPAS / DIAGNÓSTICO
7. ESTUDOS DE CASO
8. VISITAS TÉCNICAS
9. DIRETRIZES URBANAS E DE PROJETO
10. CONCEITUAÇÃO DA PROPOSTA
11.2 FORMA
11.3 LOCAL
11.4 PARTIDO ESTRUTURAL
11. PROGRAMA DE NECESSIDADES
12.FLUXOGRAMA ORGANOGRAMA
13. CROQUIS E TEXTO EXPLICADO DO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DA PROPOSTA
14. PROPOSTA ARQUITETÔNICA / URBANISTICA – ESTUDOS PRELIMINARES
15. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO
Culturalmente cercada de mitos e preconceitos a drogadição é um fator que infelizmente vem crescendo cada vez mais. Sendo hoje reconhecida pela OMS - Organização Mundial da Saúde como uma doença, ecomo outras, requer tratamentos especializados.
Atualmente é considerada não só como um problema de caráter de saúde publica como também de caráter econômico, visto que a produção e o comércio das drogas estão ocupando o terceiro lugar na economia mundial.
O vício nessas substancias químicas, acabam por gerar inúmeros problemas sociais, físicos, familiares entre outros. O problema tem que serestudado e tratado com o maior conhecimento e respeito possível.
A proposta é criar um local propício para que essas pessoas possam restabelecer seu estado físico e psicológico dando assim uma oportunidade de reconstruírem suas vidas.

2. RESUMO
Será implantada no município de Ribeirão Pires (Grande ABC) uma entidade filantrópica de reabilitação para dependentes químicos, de internaçãovoluntária visando ajudar os pacientes através do trabalho de laborterapia, ou seja, através da terapia ocupacional, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para todos que possuam essa doença e que necessitam de um tratamento especializado.

2.1 ABSTRACT
Will be located in the municipality of Ribeirão Pires (Grande ABC) a charity for drug rehabilitation, hospital volunteer in order tohelp patients through the work of Laborterapica, or through occupational therapy, thus providing a better quality of life for all that have this disease and who require specialized treatment.

3. JUSTIFICATIVA
Como tema para o Trabalho Final de Graduação – TFG será proposto uma Entidade Filantrópica de Reabilitação para dependentes químicos no município de Ribeirão Pires, visto que omunicípio possui poucas clínicas de tratamentos sendo que somente uma é reconhecida e conta com a ajuda da Prefeitura, a instituição titulada pelo nome de PRONOVI – Programa Nova Vida, localiza-se no Bairro da Quarta Divisão, um local de difícil acesso e com pouca infraestrutura.
Portanto planejou-se criar uma Entidade Filantrópica com o propósito de atender e tratar pacientes entre jovens e adultos dosexo masculino que se envolveram de uma forma ou de outra no vício das drogas ilícitas, e que não conseguiram retomar o controle de suas vidas sem a ajuda de um local especializado no tratamento de recuperação.
A entidade ajudará os pacientes enfrentar seus traumas e vícios a partir de seu próprio esforço, através do trabalho de laborterapia (labor + terapia = elaboração, tarefa, trabalho, emforma de terapia ocupacional na reeducação de valores. etc. – uma tarefa, ocupação que cause ou force um refletir pessoal ou coletivo) e internação voluntária podendo assim proporcionar para os pacientes a sobriedade e principalmente a inserção social.
O local escolhido para a implantação do projeto possui todas as características necessárias para a implantação de uma entidade de reabilitação paradependentes químicos, pois constitui uma infraestrutura bem estabelecida e se encontra em um local bem acessível, para diversos meios de locomoção sejam eles transportes públicos ou particulares, ajudando desta forma a pessoas tanto do município local como dos municípios aos redores que precisam deste tipo de tratamento.

4. HISTÓRICO DO LOCAL
Ribeirão Pires, devido à sua posição...
tracking img