Cirque du soleil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


|
Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos ( a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais deingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.
Esta grande popularidade pode ser atribuída à extraordinária experiência de ver o Cirque de perto. A combinação do trabalho dos artistas, diretores eequipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a platéia deslumbrada. O Cirque éreconhecido em praticamente todo o lugar que vai. O Cirque du Soleil encerrou em junho sua segunda turnê pelo Brasil, em temporada que começou para o público em 15 de setembro em Curitiba. A trupe se apresentou em seis capitais brasileiras seu espetáculo Alegría, numa temporada de quase 10 meses. Ao todo, foram 250 apresentações.
Como você pode imaginar, são necessários muito trabalho e talento pararealizar um espetáculo como este. Neste artigo, vamos entrar no Grand Chapiteau (A Grande Tenda) da turnê Alegría e desvendar a magia do Cirque du Soleil.

Fundamentos do Cirque
O Cirque du Soleil nasceu em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, quando um grupo de artistas de rua se juntou para criar um espetáculo que tinha de tudo. Eles andavam sobre pernas de pau, cospiam fogo e faziammalabarismos. Ao longo dos anos, o grupo cresceu, criou novos espetáculos e começou a visitar novas cidades.
Hoje, o Cirque possui cinco espetáculos itinerantes e quatro fixos (que ficam apenas em uma cidade). A idéia é adicionar um novo a cada ano.Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca se afastou de suas raízes, a arte de rua. Ao contrário de muitos circos famosos,que têm números com animais, o Cirque du Soleil utiliza exclusivamente o talento extraordinário de seus artistas. Para criar um espetáculo, a equipe reúne diversos talentos de todo o mundo e os transforma em um grupo harmonioso.
Tanto os espetáculos itinerantes, como Alegría e Varekai, quanto fixos como “O”, em Las Vegas, são realizados de acordo com dois elementos principais: trilhas sonoras etemas únicos. Como vamos ver a seguir, estes elementos auxiliam o desenvolvimento de cada número, cenário e figurino dos espetáculos.

Tema
O Alegría, que será apresentado ao público brasileiro entre setembro de 2007 e maio de 2008, foi o segundo espetáculo criado pelo Cirque, em 1994, na sede artística de Montreal. É sempre na sede que a equipe de criação - incluindo o fundador Guy Laliberte,diretores, diretores artísticos, criadores de cenário e figurino e os coreógrafos - se reúne para discutir sobre novos espetáculos. O primeiro item a ser determinado é o tema - uma escolha difícil, já que deve interligar todos os números sem que seja necessária muita narração. A equipe do Cirque evita as narrações para permitir que o público interprete o espetáculo da maneira que quiser.
Os temasdo Alegría são vários, como poder (mau uso do poder político e sua transferência através das gerações) e contraste (antigas monarquias e modernas democracias, velhice e juventude). Para representar tudo isso, os personagens do espetáculo se caracterizam de mendigos, crianças, velhos aristocratas e bobos da corte. Em cada espetáculo do Cirque, o tema é estreitamente ligado à trilha sonora. Napróxima seção, vamos conhecer esta parte do processo criativo.

Trilha sonora
A trilha sonora para cada espetáculo do Cirque é desenvolvida por membros da equipe de criação. A equipe é liderada por um compositor, como René Dupéré, que escreveu a trilha sonora de Alegría, indicada ao Grammy, e várias outras trilhas de espetáculos do Cirque.
A trilha sonora de Alegria, como todas do Cirque du...
tracking img