Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saint-Exupéry, Antoine de. O Pequeno Princípe.In: Antoine de Saint-Exupéry - obra completa. Abs.EUA :Agir, 1943.

Este é um conto que aborda um tema indispensável para qualquer ser humano: asolidariedade. Antoine de Saint-Exupéry oferece uma história de paz, escrita em tempos de guerra. Seu principezinho surgiu como esperança de um mundo pacificado, de respeito às diferenças. Ummundo, talvez, dedicado às crianças, mas também mostra que não precisamos esquecer o nosso lado criança quando diante do mundo, das nossas preocupações diárias.
O Pequeno Princípe começa com o pane deum avião que deixa o piloto no meio do deserto do Saara. Como não tinha nenhum passageiro com ele, acabou então exercendo a função de mecânico no difícil conserto do motor. Após a primeira noiteadormeceu nas areias do deserto, e foi acordado por uma criança que lhe pede:“Desenha-me um carneiro”. E aí que começa o relato das fantasias e sonhos de uma criança como todas as outras, que questiona ascoisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade.
Através de uma linguagem bastante acessível,ou seja, fácil de ser entendida, com tipologias textuais literárias e linguistícas como a fábula eparábola.
Uma característica importante é que o garoto de cabelos dourados e a raposa tinham razão "somos responsáveis por aquilo que cativamos". E quer saber: se as pessoas grandes lessem muitas emuitas vezes o livro, se guardassem pelo menos um pedacinho das muitas histórias que ele conta, e refletissem sobre elas, talvez se tornassem pessoas melhores. É a raposa quem revela um segredo aopríncipe, que costuma ser esquecido pelos adultos: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos" .
Ao deixar a Terra, o príncipe ofereceu de presente ao seu amigo aviador as estrelas;pois ele estaria em cada uma delas. E nos ofereceu uma lição difícil, a de que o amor verdadeiro dispensa reconhecimento e declarações. "Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões...
tracking img