Cirque du soleil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste trabalho é discutir sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil.

Cinco forças competitivas

Segundo seu site oficial, “O Cirque du Soleil é uma força criativa multifacetada. Eis 8 características chave que ajudam a definir aquilo que somos: Performance acrobática, Atuação,Formas de arte pelo mundo, Mundos imaginários, Dança, Ousadia, Destreza, Graça.” (disponível em http://www.cirquedusoleil.com).
Ao ser observada a afirmação do Cirque du Soleil temos a certeza de que conseguem definir exatamente o que são, sem demagogia nenhuma. Como isso tudo foi possível?

Michael Porter explica através de sua teoria das cinco forças competitivas como avaliar estrategicamentesuas escolhas, se diferenciando competitivamente num mercado tão concorrido, gerando assim resultados positivos e sustentabilidade. Podemos, desta forma, analisar o Cirque du Soleil da seguinte forma:

Grau de Rivalidade entre os concorrentes

Criado em 1984 por um grupo de artistas de rua em Montreal, o Cirque du Soleil tinha um propósito de inovar o circo. Sem utilizar animais e aquelasfiguras típicas de um circo, onde as pessoas já estavam cansadas de saber o fim da história, o Cirque du Soleil chegou com a surpresa e com o objetivo de cada espectador criar sua própria história através da imaginação. Uma ideia inovadora, até então sem concorrentes à altura, foi buscando patrocinadores e virou essa empresa internacional com 4.000 empregados em 40 países, utilizando nada além do que otalento de seus artistas – a diferenciação de seu produto. Cada espetáculo tem seu próprio enredo, cenário, vestuário e música ao vivo. Uma estratégia assertiva de seu criador Guy Laliberte, atualmente na lista dos bilionários do mundo.

Ameaça dos novos entrantes

Existe uma dificuldade para novos entrantes já que o investimento para esse tipo de negócio é bem alto. Para superar o Cirque duSoleil, o concorrente teria a missão de reinventar ainda mais o circo, missão bem dífícil diante da marca adquirida no mercado e da estrutura que a empresa tem atualmente. Um concorrente talvez seria visto como plagiador num mercado artístico.

A ameaça de produtos e serviços substitutos

Se por um lado seria difícil um concorrente à altura, por outro lado, existe o preço que torna o produtoinacessível à grande maioria das pessoas. Mesmo assim, a empresa trabalha para manter seu CMV. O objetivo é realmente tornar o produto acessível a poucos, porém com sua marca presente e forte. O Cirque du Soleil tornou-se uma empresa realmente, com automatização dos processos e informações contidas em banco de dados, bem diferente dos espetáculos de circo familiares presentes pelo mundo. Sua marcaé tão forte que poderão existir sim produtos substitutos, mas seu público fiel continuará presente.

Poder de barganha dos compradores

Como não há concorrentes no mesmo nível, não há poder de barganha do cliente, isso é comprovado pelo preço elevado que é pago pelos espetáculos em todo o mundo. E os ingressos se esgotam rapidamente.

Poder de barganha dos fornecedores

Por ser umaempresa bem estruturada, existe uma equipe especializada em cada área. Mesmo assim, acredito que o maior problema no Cirque du Soleil seja a logística presente nos espetáculos, como são internacionais fica ainda mais difícil a empresa barganhar com fornecedores para obter melhores preços. Os fornecedores em cada país devem ser aqueles que conhecem seu cliente, afinal o espetáculo não pode falhar.Estratégias competitivas
Segundo Porter, para realizar uma estratégia competitiva a empresa precisar saber onde e como competir. A vantagem competitiva do Cirque du Soleil tem foco na diferenciação. A escolha do Cirque du Soleil desde o início foi fazer da criação o ponto focal de sua atividade. Os circos tradicionais tinham enredos previsíveis e no fundo, eram sempre os mesmos espetáculos. O...
tracking img