Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 16 - Psicologia Social.

Psicologia Social: Ramo da Psicologia que estuda como as outras pessoas influenciam o comportamento de um individuo(pensamentos, sentimentos e ações). Nossos Pensamentos sobre os outros:1.1- Atribuição: explicar o comportamento dos outros ao decidir se suas ações resultaram de fatores internos (seus próprios traços e motivos)ou fatores externos(a situação).problemas: 1.2-Erro fundamental de atribuição: tendência a superestimar as influênciasda personalidade interna e subestimar os fatores situacionais ao julgar o comportamento dos outros. Por quê? Talvez pelo viés de saliência, que nos leva a notar os fatores mais notáveis (salientes). 1.3- Autoviés: tendência a explicar nosso próprio comportamento atribuindo resultado positivoaos fatores internos e negativos ás causas externas. 2- Atitudes: predisposições aprendidas em relação a um objeto especifico. Três componentes:- Cognitivo: pensamentos e crenças. Afetivo: sentimentos, tendências comportamentais: predisposição ás ações.2.1- Teoria da dissonância cognitiva: estado de tensão experimentado quando as pessoas descobrem inconsistências entre suas atitudes ou entre suas atitudes e seu comportamento. Esse descompasso e atenção resultante motivam a mudança de atitude para restaurar o equilíbrio.
Nossos sentimentos sobre os outros:Preconceito: atitude negativa generalizada dirigida a uma pessoa apenas em razão de sua filiação a um grupo específico. -contém os três componentes das atitudes -cognitivo (estereótipo), afetivo e comportamental (discriminação).
Discriminação: refere-se ao comportamento negativo dirigido aos membros de um grupo. As pessoas nem sempre agem por seus preconceitos.As quatro principais fontes do preconceito são: Aprendizagem: condicionamento clássico e operante e aprendizagem social. - Processo Cognitivo: favoritismo intragrupo, efeito da homogeneidade extragrupo Competição econômica e política. - Agressão deslocada: Bode expiatório. Três principais métodos para reduzir opreconceito e a discriminação: - Cooperação:- Metas superiores – contato ampliado.
Atração Interpessoal: grau de sentimento positivo ou negativos em relação a outra pessoa.-Três fatores chaves:
A proximidade física: aumenta a atratividade, em grande parte devido ao mero efeito da exposição. -Atratividade Física: importante para atração inicial, mais importante para homens do que para mulheres e ospadrões variam conforme as culturas e historicamente. As pessoas fisicamente atraentes são consideradas mais inteligentes, sociáveis e interessantes. - Embora as pessoas comumente acreditem que “os opostos se atraem” (complementaridade necessária), a pesquisa mostra que a semelhança (compatibilidade necessária) é muito mais importante.

AMOR: Rubin define amor em termos de carinho, companhia eintimidade. O Amor romântico: é altamente valorizado em nossa sociedade, mas esta baseada em mistério e fantasia; assim, é difícil de ser sustentado. O amor de compromisso: baseia-se na confiança, no respeito e na amizade mútuos e fortalece-se no decorrer do tempo.

NOSSAS AÇÕES EM RELAÇÃO AOS OUTROS.
- Influência social:
Conformidade:...
tracking img