Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
ÁRVORE DE CAUSAS OU FALHAS
LER, DORT OU AMERT

Docente:
Acadêmicos:





RIO DE JANEIRO
MARÇO/ 2012
INTRODUÇÃO

Através do trabalho que passamos a apresentar com o tema CIPA- COMISSÂO INTERNA DE PREVENÇÂO _ ÁRVORE DE CAUSAS E FALHAS LER, DORT OU AMERT observarmos que por um decreto –Lei 5432/43 , estando em vigor atualmente pela NR5 – de 24 de maio de 1978, pela portaria 3214/78, passando a regular o estabelecimento no artigo 163 da CLT, regras para o CIPA.
Percebemos a CIPA formada por grupos de pessoas que contam com representantes do empregador e empregado, tendo seu campo de atuação restrita às empresas. Tem como o objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e doençasno trabalho.
A CIPA sendo comissão é organizada de acordo com o dimensionamento previsto em NR. Sua composição é feita através de representação do empregado e empregador com dimensionamento em NR5. E suas atribuições são as de divulgar aos trabalhadores informações relevantes à segurança e saúde no trabalho.
No trabalho desenvolvido apontamos o método da árvore de causas e falhas visando ànecessidade de treinamento e disponibilidade de recursos. Sendo necessária a utilização de ferramenta de trabalho a apropriação de investigação de acidentes dentro do âmbito laborativo e possíveis tratamentos para os acidentes e lesões.

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A CIPA é formada por um grupo de pessoas que contam com representantes do empregador (Empresa) e empregado(Funcionários), com o objetivo de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Seu campo de atuação é interno, sendo assim restrita a própria empresa. O trabalho da CIPA é um trabalho de prevenção tendo como idéia principal antecipar-se aos riscos, para quando depararmos com esse tipo de situação, dar a ideia de trabalho correto.
A CIPA foi criada pelo Decreto-Lei 5.432, de 01/05/1943 e estáatualmente em vigor pela NR-5 desde 24 de maio de 1978 pela Portaria 3.214/78, que regulamentou o estabelecimento no artigo 163 da CLT, regulamentando as regras para a CIPA.
Toda empresa pública e privada, Sociedades de Economia Mista, Órgãos da Administração Direta e Indireta, Instituições Beneficentes, Associações Recreativas, Cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores comoempregados, deverá constituir uma CIPA, e mantê-la em regular funcionamento com o objetivo de dar continuidade de ambiente de trabalho saudável, mesmo quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I. Neste caso, a empresa designará um responsável ('representante1') pelo cumprimento dos objetivos da Norma Regulamentadora Nº 05.
ORGANIZAÇÃO DA CIPA
A CIPA será composta de representantes doempregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos (CNAE).

A CIPA DEVERÁ SER COMPOSTA POR:

* Representantes do empregador e dos empregados de acordo com dimensionamento previsto na NR5.
* Os representantes do empregador serão indicados pelo empregador.* Os representantes do empregado serão eleitos pelos empregados, garantindo-se a confidencialidade do processo ( voto secreto ).
* Quando a empresa não se enquadrar nas normas da NR5, ela designará um responsável para manter e fazer cumprir as normas de Segurança do trabalho.
* O mandato dos membros da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
* Os Integrantes daCIPA, não poderão sofrer dispensa arbitrária desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato.
* Serão indicados de comum acordo com os membros da CIPA um secretário(a) e seu substituto.

OBJETIVOS DA CIPA:

* A CIPA tem como objetivo desenvolver atividades para promover saúde com ênfase na prevenção de acidentes, doenças de trabalho e aumento da qualidade de...
tracking img