Jnoon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Manejo Florestal Sustentável e Exploração de Impacto Reduzido na Amazônia Brasileira

2

A Amazônia
A Amazônia possui a maior floresta do mundo, o maior sistema fluvial da Terra e uma estonteante diversidade de fauna: um quarto de todas as espécies do planeta. E mais: 20.000 espécies diferentes de plantas crescem exclusivamente na região. A floresta ainda contribui com um efeitomoderador sobre o clima, além de ajudar a manter a qualidade das águas e a estabilidade do solo. Explorar as riquezas da floresta, causando o menor dano possível a todo seu rico ecossistema, é o desafio que se impõe. A recomendação expressa no relatório “Amazônia sustentável: limitantes e oportunidades para o desenvolvimento rural”, publicado em 2000 pelo Banco Mundial e Imazon (Instituto do Homem e doMeio Ambiente da Amazônia), é de que se adote uma política de desenvolvimento para a Amazônia com forte ênfase no manejo florestal sustentável. Esta é a melhor opção para o uso do solo em 83% da extensão da Amazônia Legal. Não mais de 17% das terras, ao sul da região, numa zona caracterizada por chuvas moderadas com menos de 1.800 mm por ano (a chamada Amazônia seca), prestam-se, com algumapossibilidade de êxito econômico, à agropecuária. Entretanto, alerta o relatório, se não houver controle das forças de mercado, o uso do solo será baseado na exploração madeireira predatória e na pecuária extensiva. Nesse caso, a economia dos municípios da Amazônia tenderá a seguir o ciclo de boom-colapso.

A Amazônia Legal brasileira estende-se por uma região de 5 milhões de km2, mais da metade detodo o território nacional. Engloba os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia e Tocantins, a maior parte do estado do Maranhão e o norte de Mato Grosso.

3

A exploração convencional
Atualmente, a maior parte da exploração madeireira na Amazônia ainda é praticada segundo os métodos convencionais, destrutivos e fundados numa visão imediatista. E, ainda, 80% dos que se dedicamà extração convencional de madeira o fazem ilegalmente, em áreas onde a retirada das árvores não foi previamente autorizada pelo órgão governamental responsável, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), incluindo-se entre essas áreas aquelas de preservação, como terras indígenas, por exemplo. A exploração convencional da floresta danifica profundamenteas áreas que explora: destrói até 2 m3 de madeira para cada m3 aproveitado, reduz em até 60%, ou mais, a cobertura florestal, perturba severamente os solos minerais e danifica ou mata até 40% da biomassa. Áreas assim exploradas são abandonadas com muitos resíduos e essa flora danificada, seca e altamente combustível, expõe a floresta a riscos de incêndio. Todas essas perturbações geram ainda umtremendo impacto econômico: o grande lapso de tempo entre os ciclos de corte - entre 60 anos e, talvez, nunca mais - necessário à regeneração da floresta. O resultado é que, com grande freqüência, essas áreas são invadidas ilegalmente ou transformadas em pobres pastagens.

A exploração convencional é predatória. O primeiro ciclo de corte pode ser o último

4

O manejo florestal sustentável
Omanejo sustentável, ou bom manejo, é a melhor solução para a exploração racional de madeira e outras riquezas não-madeireiras da floresta. Urna floresta bem manejada continuará oferecendo essas riquezas para as gerações futuras, pois a madeira e seus outros produtos são recursos renováveis. O decreto de 1994 que regulamentou a exploração das florestas na Amazônia define o manejo sustentável corno"a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo". Atualmente, o conceito foi ampliado para manejo florestal de uso múltiplo, passando a incluir "múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem corno a utilização de outros bens e serviços naturais da floresta". O bom manejo implica...
tracking img