Textos orais e textos escritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos orais e textos escritos


Arleisson Chaves LimaJéssica de Lima Dias



SILVA, Maria da Conceição Fonseca.Textos orais e textos escritos.In:_____________.
Questões de Linguagem,Gramática,texto e discurso.Vitória da Conquista:EdiçõesUESB,2001.p.33-38


No texto “orais e escritos ’’ a autora fala que o ser humano, além da comunicação oral, ainda conta com o sistema da escrita, para fins comunicativos e que ambos apresentam diferençasformais e funcionais.
Nas diferenças formais a autora afirma que nos textos orais ocorrem várias mudanças, pois aprendemos naturalmente quando crianças interagindo com o adulto, e também salientamas diferenças dialetais como as geográficas, as variedades regionais, a socioculturais, sexo, idade,... e as contextuais que se diz respeito as relações que unem os interlocutores. Já na elaboraçãodos textos escritos, há uma maior atenção as regras gramaticais possuindo um caráter conservador que é controlado por um sistema educacional, e apresenta uma norma própria pouco retratada nas variedadeslingüísticas que se mostra na forma oral.
No que se refere as diferenças funcionais, a autora afirma que nos textos orais independente do grau de instrução todos os povos falam,mesmo havendopessoas que não desenvolvam a sua escrita, mas a língua falada destes povos em nada diferencia da língua falada pelas pessoas que tem um grau maior de instrução, pois ambos se entendem, acrescenta-se aindaque o oral prevalece sobre a escrita,pois há uma dependência individual de conhecimento geral. Por outro lado, os escritos é o único que pode se guardar informações que possa circular para outroslugares e consultadas por várias pessoas e em qualquer época, a autora ressalta que a escrita é privilégio de poucos que chegam a escola como no Brasil que tem o índice econômico-educativo é precário,...
tracking img