Cinética química, fatores que influenciam na velocidade da reaçõas

676 palavras 3 páginas
EXPERIMENTO 1: Como varia o tempo de efervescência de um comprimido antiácido em função da temperatura e da superfície de contato?
INTRODUÇÃO
A cinética química é o estudo da velocidade e mecanismos das reações químicas. Como exemplo disso podemos citar o processo de amadurecimento das frutas, o cozimento do arroz, os efeitos dos remédios no nosso organismo. Pode-se definir velocidade de uma reação como a medida de quão rápido os reagentes são consumidos e os produtos são formados. Existem alguns fatores que influenciam na velocidade, tais são:
Propriedades dos reagentes;
Concentração dos reagentes;
Temperatura;
Concentração de outras substancias que não são os reagentes;
Superfícies em contato com os reagentes; Neste caso iremos estudar a influencia da superfície em contato com o reagente (a água em contato com o comprimido) e o efeito da temperatura. Os comprimidos anti-ácidos são utilizados para aumentar o pH do suco gástrico. A acidez elevada no estômago, pH muito baixo, recebe o nome de azia. O comprimido age no estômago retirando íons H+ do meio provenientes de ionização do ácido clorídrico, existente no suco gástrico. (Gomes & Moita Neto, 2005). Normalmente estes contêm uma mistura sólida de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e, às vezes, ácido acetilsalicílico ou sulfato de magnésio. Durante sua efervescia do comprimido ele libera dióxido de carbono (CO2).

OBJETIVOS
Esta pratica tem como objetivo identificar como a temperatura e a superfície de contato podem “atrasar” ou “adiantar” a reação.

PARTE A: EFEITO DA SUPERFICIE DE CONTATO
MATERIAIS:
2 béqueres 50ml
Placa de petri
Espátula
Pisseta
Almofariz e pistilo
Cronômetro
REAGENTES:
½ comprimido antiácido
Água destilada

PROCEDIMENTO
1. Com a ajuda da espátula partiu-se o ½ comprimido ao meio.
2. Com o almofariz e o pistilo triturou-se o ¼ do comprimido.
3. Com o auxílio da pipeta adicionou-se 30ml de água em cada um dos béqueres .
4. Em seguida

Relacionados

  • Estudo da cinética química
    3403 palavras | 14 páginas