Cinesiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CINESIOLOGIA
Licenciatura em Educação Física
Professor: Carlos Alberto
Aluno: Leonardo Lima Vasconcelos
Turma: 9103 Turno: Noite

MOVIMENTO, PLANO E EIXOS DOS MÚSCULOS ATUANTES.

PERNAS

.Movimentos

Extensão: Corresponde a um movimento angular que afasta duas partes de uma articulação.Resulta em aumento do ângulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo.

Flexão:Corresponde a um movimento angular que aproxima duas partes de uma articulação.Resulta em diminuição do ângulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo.

Plano: Mediano
Eixo: Látero – Lateral
Músculos atuantes: Flexão: isquiotibiais (bíceps da coxa, semi-tendinoso e semi-membranoso) (auxiliados pelos sartório, grácil e gastrocnêmio);
Extensão: quadríceps da coxa (reto dacoxa,vasto da medial,lateral e intermediário).

QUADRIL

Movimentos

Flexão: A amplitude da flexão é variável de acordo com vários fatores. A flexão ativa do quadril é menos ampla que a flexão passiva. A posição do joelho intervém igualmente na amplitude da flexão, enquanto o joelho está estendido, a flexão não é maior que 90 graus enquanto que com o joelho fletido, ela atinge ou ultrapassa os 120graus. Se as duas articulações do quadril são fletidos passiva e simultaneamente, enquanto os joelhos são fletidos, a face anterior das coxas entram em contato com o tronco pois, na flexão das articulações coxo femurais, associa-se a báscula do quadril para trás pela retificação da lordose lombar.

Extensão: A extensão leva o membro inferior para trás do plano frontal. O músculo extensor doquadril estão situados atrás do plano frontal que passa pelo centro da articulação, os extensores do quadril tem a função de estabilizar a pelve no sentido ântero-posterior. Na marcha normal a extensão do quadril é realizada pelos ísquios-tibiais, na corrida ou caminhada em terreno aclive o glúteo maior é indispensável.Quando há o tensionamento do ligamento ílio-femoral . A extensão ativa é menosampla que a passiva, quando o joelho está estendido a extensão é 20 graus mais ampla do que quando esta fletido. Isso se deve ao fato do músculo ísquios-tibiais perderem a sua eficiência enquanto realizam a extensão do quadril, pois eles utilizam grande parte de seu percurso para flexão do joelho.A extensão passiva é de somente 20 graus na abertura anterior, ela atinge 30 graus quando o membroinferior é fortemente puxado para trás. A extensão do quadril é notavelmente aumentada pela báscula anterior da pelve, graças a uma hiperlordose lombar .Essas amplitudes dadas referem-se a um indivíduo não treinado , pois elas podem ser aumentadas pelo exercícios e pelo treinamento.

Abdução: A abdução leva o membro inferior diretamente para fora e o afasta do plano de simetria do corpo. Os músculosabdutores do quadril estão situados por fora do plano sagital que passa pelo centro da articulação e cujo trajeto passa por fora e acima do eixo ântero-posterior de adução e abdução contido neste plano. 
Para obter uma abdução direta, sem nenhum componente parasita é necessário que toda musculatura entre em contração antagonista-sinérgica equilibrada. A abdução de um quadril é acompanhadaautomaticamente de uma abdução igual no outro quadril, ficando nítido a partir de 30 graus, amplitude na qual se começa a observar a báscula da pelve . Observa-se que nesta posição cada um dos quadris está com 15 graus de abdução . 
No graus de abdução máximo o ângulo entre os membros inferiores é de 90 graus, assim cada quadril está em um ângulo de 45 graus A abdução está limitada pelo apoio ósseo docolo femoral sobre a borda coloideana, mas antes disso intervém os músculos adutores e os ligamentos ílio e pubo-femorais.Com o exercício e o treinamento é possível aumentar notavelmente a amplitude pois os indivíduos treinados podem atingir os 180 graus que na realidade, não se trata mais da abdução pura, pois para distender os ligamentos, temos a báscula para frente da pelve.

Adução:...
tracking img