Bahaviorismo, id ego superego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
psiPsicologia do Consumidor
-Behaviorismo: as respostas são socialmente condicionadas, e, portanto, todo o comportamento é fruto de um processo de aprendizagem. Para além disto, a teoria Behaviorista estuda o problema do talento, tendência e traços mentais hereditários, que usualmente são considerados comportamentos instintivos, mas que os defensores desta teoria declaram como aprendidos,negando o papel da hereditariedade. Tem ainda uma visão radical acerca das emoções, determinando que são apenas respostas corporais a estímulos específicos. A única fonte do comportamento
humano é o comportamento observável. O que está em estudo é tudo o que é observável.

-Condicionamento clássico (PAVLOV): Os reflexos condicionados formam novas conexões sinápticas inicialmente temporárias e aseguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser exictadores ou inibidores. Sua função é preditiva, ou seja, serve para antecipar a resposta de prazer (recompensa) ou mesmo advertir sobre um possível perigo (punição).
Para obter-se um condicionamento efetivo é preciso que o estímulo condicionado (EC) preceda o estímulo incondicionado (EI), que não coexistam estímulos externos inibidores eque haja repetição periódica do condicionamento. Extinções ocorrem quando EC é apresentado sem o EI até que este desfaça a associação. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não-condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.
Todavia, ele previu que se um estímulo particular sonoro estivessepresente para os cães quando estes fossem apresentados à comida, então esse estímulo pode se tornar associado com a comida, causando a salivação; anteriormente o estímulo sonoro era um estímulo neutro, visto que não estava associado com a apresentação da comida. A partir do momento em que há o pareamento de estimulações (entre som e comida), o estímulo deixa de ser neutro e passa a ser condicionado.Pavlov se referiu a essa relação de aprendizagem como reflexo condicionado do sistema de punição-recompensa (ou Behaviorismo de Pavlov) e que levou ao desenvolvimento e aplicação em diversas áreas, como comportamento, educação, psicologia, psiquiatria, direito, relações humanas, gestão empresarial, treinamento, policiamento, urbanismo e várias outras.

-Condicionamento operante (SKINNER) :igualmente defende que o estudo do comportamento se deve basear na observação. O behaviorismo de Skinner é chamado de “abordagem do organismo vazio”, pois interessava-se pela relação funcional entre o estímulo e a resposta. O Condicionamento operante foi designado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Estes vídeos documentam as experiências que o investigador desenvolveu para argumentar a sua teoria.O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente.

Comportamento ------> Consequência

Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).
Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).
Quando uma contingência sediz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;
Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);

Daí quatro tipos de contingências operantes:

Reforço positivo:
Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;
Aumento da frequência docomportamento;
Exemplo:
i. Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;
ii. Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;
Reforço negativo:
Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;
Aumento da frequência do comportamento;
Exemplo:
i. Se o rato puxar a alavanca deixa de levar...
tracking img