Cinema novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio, 40 Graus: A representação dos problemas sociais em um paraíso tropical. [1]
Luiz Guilherme Magnane Sanfins [2]
Angela SCHAUN [3]
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP.

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar um dos filmes do movimento denominado “Cinema novo” e expor as principais mudanças no cinema brasileiro provindas desse movimento, assim como a repercussãodo filme na sociedade carioca. O cinema novo instaurou um novo panorama ao cinema brasileiro, trazendo consigo um cunho social e “amador” às filmagens. Nesse movimento vários filmes ganharam destaque, e entre eles está “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos. Rio 40 graus se consolidou como um dos principais filmes da época por mostrar a realidade de cinco meninos que vendiam amendoim nacidade do Rio de Janeiro e, por causa disso, causou preconceito na elite carioca e foi censurado.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema novo; Rio 40 graus; Glauber Rocha.

1 JUSTIFICATIVA
O foco do cinema novo e, do filme Rio 40 graus, ainda é muito atual por se tratar de problemas sociais que nos cercam todos os dias, portando se faz assim necessária uma maior interpretação sobre o filme que, em um períodohistórico conturbado, influenciou diretores brasileiros e mais para frente outro movimento cinematográfico chamado: “Cinema Marginal”, mostrando assim sua contribuição para o cinema brasileiro.

2 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

A pesquisa realizada se três fases. A primeira consistiu em coletar dados em bibliografias a respeito do Cinema novo. A segunda fase teve o objetivo de contextualizarhistoricamente o período e, por fim, a terceira fase, responsável pela inserção do filme Rio 40 Graus nos dois contextos a cima.

3 O CINEMA NOVO

Em 1950, a indústria cultural brasileira se encontrava presa em entraves que impediam grandes produções cinematográficas e serem feitas. Para resolver o problema, artistas e jovens intelectuais começaram a procurar um novo rumo para o cinemabrasileiro.
A primeira grande exposição desse sentimento aconteceu em 1952, com a organização do I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro. Além de discutirem a mudanças de rumo no cinema brasileiro, os participantes do congresso se mostraram preocupados em proporcionar um distanciamento entre as produções nacionais e as produções do cinema norte-americano. Assim o Cinema novo se criou inspirado peloneorrealismo italiano e a “nouvelle vague” francesa.
“O fator básico que explica a “situação colonial” do cinema brasileiro é o fato de que o “produto importado” ocupa o seu lugar. Trata-se, portanto, de uma definição de ordem econômica que será metaforicamente transposta para o campo da cultura. Importamos não apenas objetos manufaturados, mas idéias prontas - e formas, modelos, estruturas depensamento - forjadas em função de realidades diversas que correspondem mal a nossa própria realidade. Estas idéias ocupam um tal espaço em nossas mentes que pouco sobra para que nelas se desenvolvam idéias próprias. Além de produtos industriais, os filmes são também produtos culturais. Juntamente com os filmes, importamos uma concepção de cultura - e uma concepção de cinema que identifica com o própriocinema o cinema estrangeiro. Nisto reside o cerne da “colonização” cultural: a “situação colonial” - cuja marca cruel e inescapável é a mediocridade - se configura quando se adota um modelo importado que não se tem condições de igualar.” (Galvão e Bernardet, 1983:166-7).

Com o slogan: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, os cineastas começaram a desenvolver filmes com apelo popular,buscavam retratar os problemas do dia-a-dia brasileiro, com uma linguagem característica de nossa cultura e adequada à nossa situação social no momento.

No ano de 1955, Nelson Pereira dos Santos lançou o primeiro filme que caracterizava o período denominado Cinema novo. “Rio 40 graus” se mostrava preocupada em ambientar sua narrativa com personagens e cenários que realmente caracterizassem a...
tracking img