Cinema digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
‘Não queria animação em ‘Avatar’, queria interpretação’, diz diretor James Cameron
Diretor de 'Titanic' fala de seu novo projeto, que estreia nesta sexta (18).
Técnicas de computação gráfica foram criadas especialmente para o longa.
 

Doze anos depois do fenômeno “Titanic”, que lhe rendeu o Oscar, o diretor James Cameron volta aos cinemas nesta sexta-feira (18) com “Avatar”. O filme, feitocom efeitos especiais desenvolvidos especialmente para ele, promete revolucionar o mercado cinematográfico.
 
E não apenas no quesito tecnologia. O longa pode se tornar o mais caro da história de Hollywood, com um orçamento de produção de mais de US$ 230 milhões e um total que pode chegar a US$ 500 milhões.
 
Em entrevista realizada em Los Angeles, da qual o G1participou, Cameron conta otrabalho para desenvolver não apenas a tecnologia utilizada em “Avatar” –que tem cópias em 3D e IMAX–, mas também como valorizou o trabalho dos atores, pois queria que sua história fosse verossímil.
 
“E eu não queria animação em “Avatar”. Eu queria interpretação. Queria que os personagens transmitissem o trabalho feito pelos atores. Esses personagens foram organicamente interpretados pelos atores.Toda a performance física e a expressão facial deles foram captadas.”
 
Leia, abaixo, trechos da entrevista. 

Pergunta - Quando você começou a trabalhar no projeto de “Avatar”? 
 
James Cameron - Planejei fazer “Avatar” muito antes de “Titanic”. Então, em 1995, “Avatar” já era um filme que eu queria fazer. Era só uma questão de quando, do desenvolvimento da tecnologia. Pensei em fazer oprojeto logo após “Titanic”, por volta de 1998. Mas me disseram na época que não seria possível, porque tínhamos que esperar que o foto-realismo do rosto dos humanoides criados por computador se desenvolvesse ainda mais. Minha experiência anterior com efeitos computadorizados de ponta tinha sido com “O segredo do abismo”, no qual fomos além da tecnologia existente na época, e fizemos o mesmo com “Oexterminador do futuro 2”. Pegamos a tecnologia que estava disponível e tentamos expandi-la um pouco mais. E, com isso, tivemos a chance de passar na frente dos demais e mostrar ao público coisas que ele jamais tinha visto antes no cinema. 

Pergunta - A tecnologia usada em “Avatar” levou um bom tempo para ser desenvolvida, correto?
 
Cameron - Sim. Coube ao Peter Jackson criar a WETA,[companhia de efeitos especiais] responsável pelo personagem Gollum, de “O senhor dos anéis”, e demonstrar para a comunidade cinematográfica que aquilo era possível de ser feito. Mas agora nós fomos muito mais longe do que o feito com o Gollum, porque tivemos todos os tipos de personagens baseados em diferentes atores. Gollum foi um personagem criado a partir da performance do ator Andy Serkis. Osanimadores se sentaram na frente dos computadores e fizeram uma animação. E eu não queria animação em “Avatar”. Eu queria interpretação. Queria que os personagens transmitissem o trabalho feito pelos atores. Esses personagens foram organicamente interpretados pelos atores. Toda a performance física e a expressão facial deles foram captadas.
 

Pergunta - Quais foram os desafios para criar essa novatecnologia?
 
Cameron - A coisa mais interessante e que não leva muito tempo é captar a imagem dos atores interpretando seus personagens. Você precisa apenas de algumas horas para criar uma grande cena, mas leva um tempo enorme para recriar a imagem gerada por esses atores no computador. Todos os músculos faciais precisam ser levados em conta, e cada um desses músculos é diferente do outro. Então,levou quase um ano para que o time de animação do WETA Digital fosse capaz de criar um personagem que transmitisse a exatidão captada dos atores. E foi assim que obtivemos os resultados que o público vê nesse filme. Os olhos brilham, os diálogos e as emoções soam reais. Todos os outros fatores vieram mais tarde e também foram importantes para que as cenas ficassem reais. Estive envolvido em...
tracking img