Cifra de playfair

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRIPTOGRAFIA

Desde a antiguidade procurou-se um meio seguro e eficaz de enviar ou receber mensagens secretas, de modo que o seu conteúdo não pudesse ser conhecido por estranhos, caso a mensagemviesse a ser descoberta e/ou interceptada. A cifra, que é um (ou mais de um) algoritmo que cifra e/ou decifra um texto, costuma ter como parâmetro uma chave criptográfica comumente secreta.
O termoencriptação evita as ambiguidades que possam surgir do uso das palavras codificação (encriptação por código) e cifragem ou ciframento cifras. O texto não codificado é chamado de texto original, textocorrido ou texto claro (plaintext ,em inglês).
O sistema de encriptação é também chamado de Ciframento sendo usado apenas um alfabeto, e nele, as mesmas letras claras serão substituídas pelas mesmasletras cifradas, no sistema por substituição de letras.

CIFRA PLAYFAIR

A Cifra Playfair, criada por Charles Wheatstone em 1854, introduziu o processo de codificação por blocos sendo o melhormeio de se aproximar da criptologia moderna, sem ter que enfrentar a teoria dos números e a matemática. As letras são tomadas duas a duas (bloco bigrâmico), de acordo com regras aplicadas a uma grade de5 por 5 que contém o alfabeto cifrante.

Preparação do texto claro
Forma-se grupos de 2 letras (os blocos digrâmicos). Cada bloco receberá um tratamento de acordo com as regras cifrantes. O textoclaro que será cifrado com a Playfair é:

Sérgio Vieira de Melo, o brasileiro embaixador da paz, acaba de ser assassinado.

Prepara-se o texto para ser cifrado:

SE RG IO VI EI RA DE ME LO OB RASI LE IR OE MB
AI XA DO RD AP AZ AC AB AD ES ER AS SA SS IN AD O
Com isso, nota-se que o último bloco ficou com apenas uma letra e que existe um bloco com letra dupla (SS). Neste caso, letrasrepetidas impedem que a cifra possa ser aplicada corretamente. Com isso, convenciona-se uma letra de separação. Geralmente são usados o X e/ou o Z. Caso falte uma letra no final, adiciona-se X ou Z....
tracking img