Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Matemática

APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA

1

Glossário
Criptografia: Conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam entendê -la, evitando que um intruso consiga interpretá-la. “CRIPTOGRAFIA” deriva da fusão das palavras gregas: kryptôs – “Oculto”e Gráphein – “escrever”

Cifras de substituição: O valor normal ou convencional das letras do texto original é mudado, sem que a posição seja mudada. É um criptograma no qual as letras originais do texto original, tratadas individualmente ou em grupos de comprimento constante, são substituídas por letras, figuras, símbolos ou uma combinação destes de acordo com um sistema definido e uma chave.Cifras de transposição: Apenas a posição das letras do texto original é mudada, sem qualquer alteração no seu valor normal ou convencional. É um criptograma n o qual as letras originais são apenas reorganizadas de acordo com um sistema definido. Em outras palavras, o texto cifrado é obtido através da permutação do texto original. Supercifragem: Conhecida como superencriptação ou recifragem, écaracterizada por uma ou mais cifragens efectuadas num texto que já foi cifrado. Substituições Simples ou monoalfabéticas: São cifras de substituição onde cada um dos caracteres do texto original é substituído por um outro, de acordo com apenas um alfabeto cifrante pré -estabelecido. Substituições Polialfabéticas : São cifras de substituição onde mais de um alfabeto cifrante é utilizado.Esteganografia: É a arte de esconder a existência de mensagens. Chave pública : São algoritmos onde a cifragem é feita através de uma c have pública e a decifração é feita através de uma chave privada que não pode ser calculada com base na chave pública. Criptoanálise: Conjunto de fundamentos, informações e métodos essenciais para destruir e para medir a segurança de sistemas criptográfic os.

2

Um poucode história e curiosidades...
A criptografia surgiu por volta do ano de 1900 a.C. onde alguns hieróglifos foram substituídos por outros. No ano de 1500 a.C. foi desenvolvida a esteganografia, no Egipto, na China, Índia e Mesopotâmia. Por exemplo, tatuavam mensagens na cabeça de escravos. (Infelizmente era necessário deixar o cabelo crescer para esconder a mensagem. A decifração era feita nobarbeiro.) Em cerca de 600 a 500 a.C. escribas hebreus, no livro de Jeremias, usaram algumas cifras chamadas hebraicas (Kahn). Nesta época também se utilizava o chamado Bastão de Licurgo, que era um bastão de madeira o redor do qual se enrolava firmemente uma tira de couro ou pergaminho, longa e estreita. Escrevia -se a mensagem no sentido do comprimento do bastão e, depois, desenrolava -se a tira comas letras baralhadas.

O imperador romano Júlio César usou uma cifra de substituiçã o para aumentar a segurança das mensagens governamentais hoje conhecida por Código de César. No Kama-sutra, texto escrito por Vatsayana, a criptografia é classificada como a 44ª e a 45ª das 64 artes que as pessoas deveriam conhecer e praticar: “ A arte de saber escrever mensagens codificadas “ e “ A arte defalar mudando a forma das palavras, denominada criptololia”. Durante a Idade Média, considerada o período das Trevas, muito do conhecimento sobre criptologia foi perdido por ser considerado magia negra ou bruxaria. A Itália foi a primeira a libertar-se da obscuridão criando uma organização especializada na construção e descodificação de cifras, usadas pelo governo. A ordem dos Templários, fundada paraproteger os peregrinos da Terra Santa, possuía enormes riquezas. Esta organização cifrava as suas letras de crédito utilizando um método próprio. Por volta de 1500, a criptologia tornou -se prática universal, quando cifras simples evoluíram para criptogramas complicados. Nesta altura todos os governos da Europa Ocidental usavam a criptografia para manter contactos com as embaixadas. Leon...
tracking img