Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais
Resumo
1. Resumo
Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
* O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;
* Cada tema de aula acessado valida umaquantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem alguns recursos a sua disposição:
* Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".* Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.
Aula-tema 2: Cultura
É comum as pessoas tomarem como naturais suas respectivas maneiras de agir, pensar, se comportar, enfim, seus hábitos e seus costumes. No entanto, é fundamental compreender a relatividade de tudo que dizrespeito ao ser humano, pois tudo a que ele dá importância e confere valor pode se alterar ao longo do tempo, além de variar de sociedade para sociedade.
Em outras palavras, os atuais hábitos e costumes do brasileiro e que ele considera adequados e naturais, não são os mesmos hábitos e costumes que os brasileiros tinham há cem anos. Além disso, os hábitos e costumes do brasileiro de hoje não sãoiguais aos hábitos e costumes de um massai que vive no Quênia.
Na atualidade, vivendo as consequências do processo de globalização, existe uma considerável visão da diversidade humana e, neste contexto, tem-se a relevância da compreensão do conceito de cultura, bem como emerge a importância de se entender cada vez mais como são relativos são os nossos julgamentos do que é certo, errado, bom,ruim e assim por diante, pois qualquer elemento de uma cultura que tem um certo significado para um grupo social, pode apresentar outro significado, completamente diferente em outra sociedade.
As Ciências Sociais destacam, então, a necessidade de compreender os indivíduos a partir dos contextos sociais nos quais estes se inserem. Toda sociedade possui a sua cultura própria e isto implica ainda dizerque cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes que, por sua vez, geram indivíduos diferentes. Assim, é possível apontar que a cultura compreende a totalidade das criações humanas e inclui ideias, valores, manifestações artísticas, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tiposde vestuário, alimentação, construções etc. Neste sentido, culturas revelam como podem ser diferentes as sociedades e os indivíduos. Entretanto, isto não deve remeter à perspectivas comparativas e graus de valoração. Uma cultura não pode ser dita como melhor ou pior que a outra. Culturas são apenas diferentes umas das outras.
Apesar de toda a diversidade cultural existente no mundo, pode-severificar que as culturas, ou melhor, os indivíduos, apresentam uma tendência a considerarem seus hábitos, costumes e valores como superiores ou melhores que os dos demais grupos sociais e culturas. Esta tendência, dos indivíduos de uma sociedade julgarem sua própria cultura como superior a outras, é chamada de etnocentrismo. Cabe destacar, no entanto, que as posturas etnocêntricas dificultam asrelações entre diferentes povos e, em casos extremos, podem até mesmo levar ao extremo da violência física e do desejo de eliminação do outro. É neste contexto que se inserem os conflitos gerados por preconceito racial, pelo nacionalismo, pela intolerância religiosa, entre outros.
A convivência com o outro passa pela necessidade de respeitar a cultura deste outro, ou seja, as marcas que a sociedade...
tracking img