Conflitos interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos Interpessoais e de Grupo
Introdução
Um dos grandes problemas enfrentados por qualquer gestor de equipes, seja uma equipe civil ou militar e a administração de conflitos entre os membrosde sua equipe, conflitos entre seus pares e seus superiores. Nesse contexto há muita filosofia e propostas para êxito nesse tópico que sem dúvida consome mais de 80% do tempo de um gestor nas suasatribuições diárias.
Esse trabalho visa mostrar um panorama da situação, bem como algumas propostas de solução baseadas em alguns “experts” na área de gestão de pessoas.
As razões de conflitos nasempresas
A coexistência de grupos humanos em um mesmo espaço nem sempre é harmônica e em geral existe algum tipo de conflito. O gestor deve ter em mente que sua tarefa deve ser a de um facilitador eprocurar explorar as causas dos conflitos e tentar resolver de forma amigável ou mesmo através de uma “solução final”.
Normalmente os conflitos em organizações ocorrem devido ao egocentrismo das pessoasao acharem que a “sua verdade é a verdade”, esse tipo de pensamento já levou nações à guerra e também a grupos mais fortes acreditarem que a solução estava no extermínio dos mais fracos.
Outro fatorgerador de conflitos nas organizações é decorrente de “ciúmes” ou outro tipo de fraqueza humana, basta um gestor elogiar mais um determinado grupo para que o outro sinta ali um sinal de desagregação epasse a “odiar” de forma inconsciente o grupo elogiado.
Também razões cotidianas do dia-a-dia do trabalho levam a conflitos, é mais fácil culpar outra pessoa ou outro grupo quando há uma falha nodepartamento. Ai algo que aparentemente era um simples problema pode tornar-se algo de grande proporção trazendo graves conseqüências para a organização como um todo.
Uma razão de conflitos muito comumé um determinado colaborador não entender exatamente o que o outro faz no contexto do departamento e passa a achar que o outro é um “queridinho do chefe”, esse tipo de pensamento, pobre por...
tracking img