Ciencias e saber

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2011
Conhecimento, Saber e Ciência

A curiosidade leva o homem à observação de fenômenos e objetivos, assim formando uma imagem mais ou menos definida do objeto da observação. Isso é a geração deconhecimento, essa apreensão de informações pela articulação do sujeito, objeto e imagem é a base para que, posteriormente, essas informações sejam comparadas e relacionadas para que seja possível umageneralização das próprias. Esse conhecimento obtido da realidade objetiva altera-la, e esse domínio sobre a realidade que permite transforma-la também cria necessidades, que serão atendidas com ageração de mais conhecimento.
Sendo a realidade ampla demais para ser estudada, limita-se cada estudo a um objeto específico, de modo que a observação (a filtragem de informações pertinentes)seja o ponto de partida desse estudo e também o meio de verificar e validar novos conhecimentos.
O conhecimento, como compreensão da realidade gerada pela confrontação com a realidade, é efêmero,sendo constantemente revisto, atualizado e suplantado. Também é individual, posto que a imagem confrontada com a realidade é fruto da concepção individual do sujeito, e ainda é apenas provável.O saber é a difusão metódica dos conhecimentos organizados, e se caracteriza por ser coletivo, depender de transmissão formal e manifestar-se nos grupos sociais. Embora a sistematização doconhecimento gere o saber, os interesses de determinadas classes sociais em um momento histórico definem quais conhecimentos serão transformados em saber.
O modo de produção e de incorporação doconhecimento definem sua natureza, que se distinguem pelo grau de sistematicidade, exatidão e subjetividade. Essas naturezas do conhecimento são:
-conhecimento teológico, que tem como fundamento umaentidade divina e aceita dogmas de fé; não é comprovável, é valorativo, não é terreno, é sistemático.
-conhecimento filosófico, produto da razão, por idéias e articulações entre relações lógicas, busca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conhecimento saber e ciência
  • Conhecimento,saber e ciencia
  • Conhecimento, saber e ciência
  • PROPEDÊUTICA: SABER, CIÊNCIA E DIREITO
  • Saber ciência e epstemologia
  • Ciências e Saberes das Sociedades Industriais
  • Saber popular e a questão do estatuto da ciência
  • Saber popular e a questão do estatuto da ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!