Conhecimento,saber e ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO

















CONHECIMENTO, SABER E CIÊNCIA

















JOÃO PESSOA
2012.1













CONHECIMENTO, SABER E CIÊNCIA





Pesquisa apresentada ao professor de Direito da Informática, Carlos Alberto Braz de Melo - Departamento deCiências Jurídicas do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como exigência parcial para obtenção da nota do 1º estágio do período corrente.


















JOÃO PESSOA
2012.1














































“A ciência sem consciência não é, senão, a ruína da alma”.
CharlesBaudelaire


APRESENTAÇÃO

Incumbida de que fui de pesquisar sobre ‘Conhecimento, saber e ciência ’, levando em conta sua interdisciplinaridade, seus fundamentos, objetivos, características, sua necessidade para humanidade, alinho a seguir o resultado da minha pesquisa.

































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONHECIMENTO
2.1. Tiposde conhecimento
2.2. Conhecimento na Grécia Antiga
2.3. Teorias do Conhecimento

3. SABER

4. CIÊNCIA

5. CONCLUSÃO

6. BIBLIOGRAFIA























1.INTRODUÇÃO

O conhecimento busca na historia da curiosidade do homem respostas e o desejo de dominação pelo universo,onde a geração de conhecimento pelo articulação do sujeito interessado é alvo deinteresse.O conhecimento é individual,produzidos da nossa confrontação com a realidade, produto do homem como ser pensante.
Já a ciência é fruto da curiosidade, da busca de respostas,onde os estudos dos fenômenos pela observação utiliza os canais sensoriais para seleção de informações. Esta é ponto de partida para estudos científicos, meio para verificação de novos conhecimentos.
O saber é o produto dohomem como ser social,resultado da busca de compreensão da realidade,onde os conhecimentos são transmitidos por processos de ensino,diferente do conhecimento o saber é coletivo.



































2.CONHECIMENTO

Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá aconhecer. Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar oconhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dosleões.
Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca.


2.1 Tipos de conhecimento
2.1.1 - Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhemento adquiridoatravés de ações não planejadas.

Exemplo:
A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

2.1.2 - Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar...
tracking img