Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CONCEITOS, PERSPECTIVAS
Neste texto trataremos de algumas questões alusivas aos três modos de explicar a organização social apresentadas por Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber pensadores considerados clássicos da Sociologia.

Claudete Camargo Pereira Basaglia
Batatais, 7 de abril de 2010

SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CONCEITOS, PERSPECTIVAS

Claudete Camargo PereiraBasaglia1

APRESENTAÇÃO O processo de elaboração científica do pensamento social ocidental é resultado das transformações sociais, políticas, econômicas, históricas provocadas pela instalação do capitalismo na Europa. No Brasil não foi diferente, a organização do pensamento social também acompanhou as condições de desenvolvimento do capitalismo e a inserção do país na ordem capitalista mundialcomo observaremos no último tópico deste texto mediante um breve retrospecto do desenvolvimento das idéias sociológicas no Brasil. Lembrando que anteriormente ao aparecimento da Sociologia já existiam indagações sobre os fenômenos sociais e o advento da Sociologia como ciência aplica um ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais apresenta-se como proposta paraestas reflexões: concepções, conceitos, perspectivas da Sociologia vinculadas à necessidade de compreensão de que foi a questão social que colocou a sociedade num plano de análise científica. Para isso, é preciso compreender a importância do pensamento clássico de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

TÓPICOS PRINCIPAIS • • • • Émile Durkheim: Regras do método sociológico Karl Marx: conflitos nasociedade industrial Max Weber: história, economia e doutrina religiosa O desenvolvimento do pensamento sociológico no Brasil

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao final do estudo deste texto a expectativa é de que você seja capaz de: • Ampliar a compreensão de como a questão social colocou a sociedade num plano de análise. Compreender a importância do pensamento clássico de Durkheim, Marx e Weber.Cultivar atitudes de pesquisador.

• •

Professora, graduada em Ciências Sociais, especialista em Administração Escolar e Mestre em Educação pela UNICAMP. Atualmente leciona Sociologia no Centro Universitário Claretiano de Batatais.

1

2

INTRODUÇÃO

A definição do objetivo de pesquisa de cada Ciência Social decorre do tipo de resposta que se dá à seguinte pergunta: O que torna possível aorganização social das relações entre os seres humanos? É a resposta a esta pergunta que interessa à Sociologia. Ela envolve a visão científica do conhecimento da vida social. Como a Sociologia é uma ciência que não é fruto do pensamento de um único autor, ela tem três respostas clássicas: a que foi elaborada por Émile Durkheim (1858-1917), a resposta organizada por Max Weber (1864-1920) e a deKarl Marx (1818-1883). Eles são considerados autores clássicos da Sociologia porque em suas obras encontram-se os elementos básicos para a explicação científica dos fenômenos sociais. Apresentaram pontos de vista distintos sobre a objetividade científica do conhecimento da vida social dos seres humanos e diferentes reflexões em torno da sociedade capitalista. Elaboraram conceitos para explicar arealidade que se consolidava historicamente, explorando tanto problemas teóricos como práticos. Este é o motivo pelo qual suas teorias mantêm-se como referência quando se pensa a sociedade atual. Émile Durkheim seguiu a tradição do Positivismo. Preocupou-se em estabelecer um método e definir o objeto da Sociologia, assim como se preocupou em encontrar soluções para a manutenção da ordem na sociedadecapitalista que surgiu com as revoluções. Para ele o objeto de estudo da Sociologia é o fato social. Para Max Weber a sociedade pode ser compreendida a partir de um conjunto de ações individuais recíprocas. Por este motivo ele definiu a ação social como objeto de estudo da Sociologia. O pensamento de Karl Marx é fundamentado em uma crítica à sociedade capitalista ficando em oposição ao...
tracking img