Dor de pensar fp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Português 12º

A Dor de Pensar
Fernando Pessoa Ortónimo

Fernando Pessoa
“Foste de verdade, não de feito, a voz de Portugal. De verdade e de feito só não foste tu. A Portugal, a voz vem-lhesempre depois da idade e tu quiseste acertar-lhe a voz com a idade e aqui erraste tu, não a tua voz de Portugal não a idade que já era de hoje. Tu foste apenas o teu sonho de ser a voz de Portugal oteu sonho de ti o teu sonho dos portugueses só sonhado por ti.”
Passagem de Ode a Fernando Pessoa de Almada Negreiros

A Dor de Pensar
-É uma das características de Fernando Pessoa; -O “eu”lírico é obrigado a ser lúcido, ter de pensar; -Impedido de ser feliz, devido à lucidez, o sujeito poético procura a realização de um paradoxo; -Esta dor de pensar insere-se em alguns poemas de FernandoPessoa.

“Gato que brincas na rua”
Gato que brincas na rua Como se fosse na cama Invejo a sorte que é tua Por que nem sorte se chama Bom servo das leis fatais Que regem pedras e gentes, Que tensinstintos gerais E sentes só o que sentes. És feliz porque és assim, Todo o nada que és é teu. Eu vejo-me e estou sem mim, Conheço-me e não sou eu. Fernando Pessoa Ortónimo

“Ela Canta, PobreCeifeira”
Ela canta, pobre ceifeira, Julgando-se feliz talvez; Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia De alegre e anónima viuvez, Ondula como um canto de ave No ar limpo como um limiar, E há curvas no enredosuave Do som que ela tem a cantar. Ouvi-la alegra e entristece, Na sua voz há o campo e a lida, E canta como se tivesse Mais razões pra cantar que a vida. Ah, canta, canta sem razão! O que em mimsente stá pensando. Derrama no meu coração a tua incerta voz ondeando!

Ah, poder ser tu, sendo eu! Ter a tua alegre inconsciência, E a consciência disso! Ó céu! Ó campo! Ó canção! A ciência Pesatanto e a vida é tão breve! Entrai por mim dentro! Tornai Minha alma a vossa sombra leve! Depois, levando-me, passai!
Fernando Pessoa Ortónimo

O Pensador de Rodin

Trabalho realizado por:...
tracking img